Advertisement

PROJETO PROMOVE MÚSICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL


 
Mais de 300 alunos do 5° ao 9° do ensino fundamental 2 da rede municipal de ensino participa, do projeto “A Música Educa”. A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, promove aulas de música e instrumentos musicais, como coro, cordas (violinos, violas, violoncelos com arcos) sopros de madeiras (flautas, clarinetes e saxofones), sopros de metais (trompete, trombone, eufônico e tuba) e percussão.

As aulas acontecem durante a semana, em horários de aula dos alunos. O coro contempla alunos a partir do 5° ano, nas escolas Ana Elisa Lisboa Gregori, Reinaldo Maia Souto, Campo Belo, Ottorino Zanon e o CEPRA-I, enquanto as aulas de cordas são destinadas aos alunos a partir do 6° ano, no Reinaldo Maia Souto, já as aulas de sopros de madeiras são para os alunos a partir do 6° ano, no Ottorino Zanon e no Léa Duarte e, por fim, os sopros de metais e percussão beneficiam os alunos do 6° ano no Ana Elisa Gregori e na escola Padre José Wyrwinski.

O professor de música e responsável pelo projeto, Hércules Alves, fala sobre o objetivo de desenvolver a cultura musical e promover conhecimento aos estudantes.

- Desejamos dar, ao aluno, a oportunidade do conhecimento e promover o contato cultural, através dos repertórios executados. Além de ser uma oportunidade de formação de músicos profissionais capazes de completar o quadro de instrumentistas das orquestras e bandas da região. – disse Hércules.  

- Iniciativas como essa estimula nossos alunos na aprendizagem musical e contribui para servir de ponte para outras disciplinas escolares, como a matemática, uma vez que aprendem a ler partitura e outras habilidades. - salientou João Miguel, secretário de Educação.

Banda Marcial
O projeto “A Música Educa” conta ainda com a Banda Marcial de Itatiaia, formada por alunos, com instrumentos de sopros e percussão. Os ensaios gerais, acontecem aos sábados, de 14h às 17h, no colégio Ana Elisa Gregori.