Advertisement

No primeiro dia de Exposibram, no Pará, estande dos familiares das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho recebe mais de 100 visitantes

 

Visitantes conheceram mães de vítimas da tragédia-crime, que falaram sobre as lutas da AVABRUM por Justiça

 

Mais de 100 visitantes passaram pelo estande da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho (AVABRUM), no primeiro dia da Exposibram-2023, em Belém do Pará. Entre elas, o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Belens Jungmann Pinto, e o diretor de comunicação do (Ibram), Paulo Henrique Leal Soares.

 

Para Jacira Francisca, diretora da AVABRUM, o primeiro dia na Exposibram-2023 foi muito produtivo, pois permitiu a apresentação aos visitantes das 272 Joias, como as vítimas fatais são chamadas pelos familiares. Além de Jacira, a diretora Maria Regina da Silva, mãe da técnica de manutenção Priscila Elen Silva, também está na feira recebendo os visitantes.

Maria Regina e Jacira recebem visitante no estande

Os familiares puderam contar aos visitantes sobre as bandeiras de luta da AVABRUM, que são Justiça, para que os responsáveis sejam punidos; Encontro de Maria de Lurdes Bueno, Nathália Araújo e Tiago Silva, as 3 vítimas que ainda não foram localizadas; Memória, para que a tragédia-crime não seja esquecida; Não repetição e Direitos dos familiares.

 

“Recebemos muitos visitantes no primeiro dia, muitos elogios sobre o nosso trabalho e alguns até se emocionaram”, concluiu a mãe de Thiago Mateus Costa, que era mecânico na barragem e morreu na tragédia-crime.

 

O estande da AVABRUM na Exposibram-2023 está localizado no final do primeiro corredor, e nele estão expostas as 272 fotos das vítimas que morreram, cartazes, livros, revistas, matérias de jornais e vídeos. No espaço, também estão sendo distribuídos flyers de conscientização e com história da organização e botons.

 

A Exposibram-2023, a maior feira de mineração da América Latina, vai até o dia 31 de agosto, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.

Na imagem, da esquerda para direita, Raul Jungmann, diretor-presidente do Ibram, Maria Regina e Jacira Francisca, da diretoria do IBRAM, Paulo Henrique, diretor de comunicação do Ibram, e Perla, filha de Maria Regina.