Visitantes conheceram mães de vítimas da tragédia-crime, que falaram sobre as lutas da AVABRUM por Justiça
Mais de 100 visitantes passaram pelo estande da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho (AVABRUM), no primeiro dia da Exposibram-2023, em Belém do Pará. Entre elas, o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Belens Jungmann Pinto, e o diretor de comunicação do (Ibram), Paulo Henrique Leal Soares.
Para Jacira Francisca, diretora da AVABRUM, o primeiro dia na Exposibram-2023 foi muito produtivo, pois permitiu a apresentação aos visitantes das 272 Joias, como as vítimas fatais são chamadas pelos familiares. Além de Jacira, a diretora Maria Regina da Silva, mãe da técnica de manutenção Priscila Elen Silva, também está na feira recebendo os visitantes.
|
Os familiares puderam contar aos visitantes sobre as bandeiras de luta da AVABRUM, que são Justiça, para que os responsáveis sejam punidos; Encontro de Maria de Lurdes Bueno, Nathália Araújo e Tiago Silva, as 3 vítimas que ainda não foram localizadas; Memória, para que a tragédia-crime não seja esquecida; Não repetição e Direitos dos familiares.
“Recebemos muitos visitantes no primeiro dia, muitos elogios sobre o nosso trabalho e alguns até se emocionaram”, concluiu a mãe de Thiago Mateus Costa, que era mecânico na barragem e morreu na tragédia-crime.
O estande da AVABRUM na Exposibram-2023 está localizado no final do primeiro corredor, e nele estão expostas as 272 fotos das vítimas que morreram, cartazes, livros, revistas, matérias de jornais e vídeos. No espaço, também estão sendo distribuídos flyers de conscientização e com história da organização e botons.
A Exposibram-2023, a maior feira de mineração da América Latina, vai até o dia 31 de agosto, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.
|