Advertisement

Volta Redonda: Festival Paralímpico Loterias Caixa terá presença de paratleta que defendeu a seleção brasileira

Campeão brasileiro de vôlei sentado, volta-redondense Guilherme Maia convida as famílias a participarem do evento que começa no próximo dia 20; inscrições estão abertas

 

O paratleta volta-redondense Guilherme Maia, que já defendeu a seleção sub-23 de vôlei sentado, vai marcar presença no Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, que acontece em Volta Redonda no próximo dia 20 de maio e no dia 23 de setembro. O evento, que tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), deve reunir mais de 150 crianças e jovens (com e sem deficiência), de 8 a 17 anos, na Arena Esportiva do bairro Voldac.

 

Campeão brasileiro de vôlei sentado em 2021, Guilherme Maia lembra que a modalidade é a mais nova do festival e vai agregar ainda mais ao evento, que contará também com outras três modalidades: atletismo, parataekwondo e parabadminton.

 

“O vôlei sentado é mais um novo esporte e vou ter a honra de participar, de vivenciar com os jovens, todos se divertindo. O festival é um evento de extrema importância para a cidade, principalmente para os jovens, que podem vivenciar na prática a inclusão acontecendo, experimentar novos esportes e ter a certeza que, independentemente de deficiência, eles são capazes de conquistarem aquilo que eles almejam. De poder brincar com os amigos, praticar esporte, que é muito importante para todos”, disse Guilherme.

 

Festival

 

Em sua terceira edição em Volta Redonda, o Festival Paralímpico Loterias Caixa tem a finalidade de proporcionar a crianças e jovens, de 8 a 17 anos, com e sem deficiência, a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. Com duas datas de realização, a expectativa é que o número de participantes seja maior neste ano. Em 2021 o limite era de 100; em 2022, 150; e agora podem se inscrever até 165 crianças e adolescentes.

 

“O Festival Paralímpico já se incorporou ao calendário tradicional da cidade e vai, além de promover o esporte como lazer e em prol da saúde, incentivar e valorizar a inclusão. Um evento para todas as famílias”, destacou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.

 

“Hoje em dia muito se fala da inclusão, do esporte paralímpico, mas é pouco valorizado. E Volta Redonda trazer esse evento por mais um ano é importante e atrai cada vez mais pessoas. Valoriza o esporte paralímpico, que ajuda milhares de pessoas diariamente”, citou o paratleta Guilherme Maia.

 

Inscrições

 

Podem se inscrever crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, e os interessados devem acessar o link abre.ai/fpvr2023 e preencher o formulário. O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 terá a duração de 4h (das 8h30 às 12h30).

 

“Para quem ainda está na dúvida, não perca tempo. Vai ser um evento maravilhoso e que a Smel sempre surpreende positivamente com as atrações, pensando em cada detalhe. Como professor de Educação Física e pessoa com deficiência (PCD), sei que o esporte salva vidas. Ajuda na melhora da saúde e para nós, que temos algum tipo de deficiência, mais ainda, porque gera um prazer estar saindo de casa, se divertindo, fazendo uma atividade física, gerando coisas boas para nosso corpo e para nossa mente”, acrescentou Guilherme Maia.