Advertisement

Gastos com inteligência artificial são tendência e crescem no 1º tri de 2023, aponta estudo do Itaú Unibanco

 

O uso de inteligência artificial no trabalho é um dos temas mais abordados dos últimos meses – frequentemente liderando as tendências de pesquisa nas ferramentas de busca online. E esse comportamento já se reflete no consumo relacionado ao tema, mostrando que as versões pagas já estão tendo apelo e espaço no Brasil.

 

Segundo a pesquisa Análise do Comportamento do Consumo, realizada pelo Itaú Unibanco, o valor total gasto em ferramentas do tipo cresceu 196% no 1º trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. A tendência mostra que ainda há muito espaço para crescer – atualmente, o ticket médio do setor é de R$ 127.

 

O estudo aponta que, por enquanto, os homens têm se engajado mais no tema – 81% dos consumidores são do gênero masculino. Ao analisar a idade, a geração Y (ou millenials) representa 53% do share, enquanto a geração Z já responde por 28% dos gastos. Já realizando o recorte por profissões, o resultado é bastante diverso: analistas de sistemas lideram, com 18% do consumo, seguidos de publicitários (9%), gerentes (8%), médicos (4%), professores (2%) e jornalistas (1%).

 

O levantamento apura o comportamento de consumo dos brasileiros utilizando como base as compras realizadas com os cartões de débito e crédito do Itaú – maior emissor de cartões do país –, as transações via Pix feitas de pessoa física para pessoa jurídica (CPF para CNPJ), e as transações realizadas nas maquininhas da Rede, empresa de meios de pagamento do banco.