Advertisement

Consórcio como ferramenta de educação financeira

 O CMO do Mycon, Bruno Borges, explica que existem inúmeras vantagens do planejamento financeiro por meio do consórcio como, por exemplo, o estímulo à disciplina financeira. O consórcio oferece diferentes opções de prazos e valores de parcelas, o que torna o planejamento financeiro mais flexível e adaptável às necessidades do participante. Outro grande benefício é a ausência de juros.

 

“Ao contrário do financiamento, no consórcio o participante adquire uma cota, no valor do bem ou serviço que deseja, acrescida de uma taxa fixa. Com o uso da inteligência artificial conseguirmos otimizar custos e deixar a experiência do cliente mais confortável e o processo de contratação ágil. No caso do Mycon a taxa de administração é a partir de 9,99%, independentemente do prazo ou produto escolhido. Essa taxa é, em média, 50% menor do que a das outras administradoras (para o mesmo produto, crédito e prazo) e 10 vezes menor que um financiamento”, explica o CMO do Mycon.
 

No consórcio, há ainda a possibilidade de contemplação. A cada mês é realizado um sorteio de um participante que receberá o crédito para a aquisição do bem. Além disso, é possível ofertar lances para tentar antecipar a contemplação.

 Elaine dos Santos: Foi pensando no sonho da casa própria que Elaine dos Santos optou em fazer um consórcio digital. Depois de pesquisa sobre opções para conseguir crédito, ela encontrou nos planos do Mycon uma oportunidade. “O consórcio foi a única forma que encontrei de conseguir crédito para realizar meu sonho. Por 11 meses eu fiz o lance para tentar levar a carta de crédito, quando desisti fui sorteada no 12 mês e pude comprar meu apartamento aqui em Santo André”, conta. A realização de ter a própria casa veio aos 59 anos, após muitos desafios e a perda do marido quando o casal de filhos ainda era pequeno. Elaine trabalhou em muitos lugares e chegou a morar de favor na casa da sogra por 15 anos. Para muda de vida, precisou desenvolver habilidades de educação financeira. Foi só depois de conseguir guardar dinheiro e escolher um plano de consórcio com parcelas que conseguia pagar, que alcançou sua meta. Elaine dos Santos conta que o sonho da mãe dela, dona Georgina era ver a conquistar da casa própria, mas a mãe faleceu antes, porém Elaine conseguiu realizar o sonho e ver a filha realizando também. O apartamento novo fica ao lado do da filha Caroline, de 31 anos. O interessante é que a filha fez um financiamento, mas paga parcelas muito mais caras por uma carta de crédito menor do que a mãe que fez consórcio e foi contemplada. “Fazer um consórcio foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado na vida”, diz Elaine.

Thais Jordão, de 44 anos. "Fiz o consórcio para quitar o financiamento que só crescia do apartamento que morava em São Paulo, na capital, com meu marido e dois filhos. Mas resolvi vender o imóvel e mudei para Sorocaba. Fui contemplada pelo consórcio Mycon e usei o dinheiro para construção da nova casa”. No caso da Thais, o planejamento financeiro e a conquista do consórcio mudaram a família como um todo, o filho dela, de apenas 19 anos, também fez um consórcio Mycon pensando na compra do primeiro carro nos próximos anos.