Advertisement

Eleita uma das melhores escolas de programação do mundo, a francesa École 42 comemora um ano de atividades no Rio




 

  • Sem professores e com metodologia inovadora baseada na aprendizagem entre pares, o desenvolvimento das pessoas na 42 acontece por meio de projetos que visam solucionar desafios complexos e reais;

 

  • A trilha de formação é 100% gratuita e garante o acesso a um ensino de tecnologia mais humano, formando em até dois anos futuras lideranças e talentos com perfis diversos;

 

  • Em 2022, a École 42 conquistou o 8º lugar no Top 100 Universidades Mais Inovadoras do Mundo do ranking WURI (World’s Universities with Real Impact), que reconhece as instituições que promovem impacto real, ficando à frente de universidades como Harvard, Columbia e Yale;.

     
  • Pela mesma certificação, ocupou pelo terceiro ano consecutivo a primeira posição na categoria Valores Éticos;
  • No Brasil desde 2019, a École 42 tem unidades no Rio de Janeiro, além de São Paulo e, ainda em 2023, também Belo Horizonte;
     
  • No mundo impactou mais de 18 mil pessoas em 26 países distribuídos por 47 campi;


 

Foto: Divulgação


 

Rio de Janeiro, 2023 - Reconhecida internacionalmente pela excelência em educação inovadora, a École 42, uma das melhores formações em programação e engenharia de software do mundo, está presente no Rio de Janeiro desde 2019. Em menos de um ano de atuação impactou a vida de quase 200 pessoas, que passaram ou participam da formação totalmente gratuita oferecida pela organização.


 

Criada na França e presente em 26 países, a École 42 tem como missão global transformar o ecossistema tech em um ambiente mais diverso, criativo, colaborativo e consciente. Por isso, apoia a entrada de pessoas não masculinas, negras, LGBTQIA+ e, para as pessoas em situação de vulnerabilidade, também oferece auxílio financeiro, uma forma de garantir a possibilidade de participação nas trilhas de ensino.


 

“Os resultados demonstram que a diversidade e a inclusão são grandes ativos para o futuro. A formação de excelência para todos, de forma totalmente gratuita, sem exigência de escolaridade e sem limite de idade, atrai uma multiplicidade de pessoas ansiosas para enfrentar o desafio de uma transição digital mais inclusiva e humana da sociedade. Apostamos no potencial das pessoas e temos orgulho de contribuir ativamente para o desenvolvimento da nossa cidade”, revela Juliana Naveiro, head de comunicação da 42 no Rio.


 

Além disso, possui metodologia exclusiva e inovadora, baseada na aprendizagem por projetos (peer-to-peer) e no trabalho em equipe, com um processo gamificado e colaborativo. A escola fica aberta 24 horas e não há aulas ou professores, cada pessoa desenvolve os projetos propostos pela trilha da forma que se adequar melhor.


 

Focada na excelência, todo ensino da escola se dá na linguagem de programação "C", o pilar da computação, que ajuda as pessoas a desenvolverem raciocínio lógico e pensamento computacional. “O ensino de “C” também é outro diferencial da 42, pois oferece uma base sólida e desafiadora na programação, que dá insumos para que os futuros engenheiros de software possam aprender outras linguagens de programação com mais facilidade e mais rapidez”, conta Marina Mac Cord, head de Tech e Pedagogia da 42 no Rio.


 

Formando para o mundo do trabalho

Enquanto o setor cresce e sofre com a falta de qualificação, a École 42 facilita a formação qualificada de jovens para o mundo do trabalho, os chamados human coders. A instituição lidera a tendência da humanização do ensino de tecnologia, pois o ser humano -- sobretudo a construção de relações e a troca de conhecimento de forma colaborativa -- está no centro da metodologia da 42. Assim, os alunos devem ser capazes de se adaptar, pensar de forma diferente, a fim de propor soluções inovadoras.


 

Passaram pela 42 profissionais que hoje atuam em empresas como Accenture, Vivo, Banco Itaú, Loggi, Mercado Livre, Red Hat, Wildlife Studios e Tempest Security Intelligence.


 

Números de Impacto

Em dez anos no mundo a 42 impactou mais de 18 mil pessoas em 26 países distribuídos em 47 campi. No Brasil, o número passa de mil pessoas nos campus de São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente tem mais de 450 pessoas participando das trilhas nos dois campi. No Rio conta com a parceria das organizações Hurb, Icatu, Vale, Bocom BBM, além de um grupo de Fundações e filantropos.


 

“Se o Brasil, em especial no Rio, vive um déficit de profissionais na área de tecnologia e as mazelas sociais que todos conhecemos, o que poderia ser melhor do que trazer uma universidade de excelência global, que conecta formação com impacto social? A 42 nasceu na França, mas construiu uma referência global que fizemos questão de trazer para o Rio e, com os nossos parceiros, contribuir para transformar vidas e criar um mercado de tecnologia cada vez mais forte.”, diz Hector Gusmão, CEO e fundador da Bolder, empresa de inovação corporativa, e responsável pela instalação da 42 no Rio de Janeiro.


 

Reconhecimento mundial

École 42 é uma das Top 100 Universidades do Mundo com Impacto Real (World’s Universities with Real Impact, WURI) pelo terceiro ano consecutivo, ficando à frente de universidades como Harvard, Columbia e Yale, em um ranking formado pelas 100 maiores universidades do mundo. Além de ocupar a 8ª posição no ranking global de 2022, a escola conquistou a primeira posição na categoria Valores Éticos.