Advertisement

campanha nacional busca reduzir casos de dengue, Zika e chikungunya

Em 2023, até o final de abril, houve aumento de 30% no número de casos de dengue em todo o país em comparação com o mesmo período do ano passado

 

As arboviroses são um problema de saúde pública e um desafio a ser enfrentado. Em 2022, o Rio de Janeiro registrou 2,8 mil casos prováveis de dengue, 187 de chikungunya e 10 diagnósticos de Zika. Os casos prováveis de dengue saltaram para mais de 17,7 mil em 2023, além de 422 de chikungunya. O aumento preocupa. Para conscientizar a população sobre os sinais e os sintomas, bem como para prevenção e controle dessas doenças, o Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (4), a campanha nacional para o combate das arboviroses. O alerta por meio da campanha é complementar às medidas de reforço que vêm sendo adotadas pelo Ministério da Saúde, assim como para a garantia da assistência à população.
 

Atualmente a Pasta disponibiliza quatro tipos de insumos para o controle vetorial do Aedes. Em 2023, foram investidos mais de R$ 84 milhões na compra desses produtos. Popularmente conhecido como fumacê -- um dos inseticidas usados no controle do mosquito na forma adulta - será distribuído nas próximas semanas após atraso no fornecimento causado por problemas na aquisição pela gestão passada. A expectativa é que o Ministério da Saúde receba cerca de 275 mil litros do produto neste mês, normalizando o envio aos estados e Distrito Federal.
 

Foi instalado, em março deste ano, o Centro de Operações de Emergência (COE Arboviroses) para maior monitoramento do cenário epidemiológico e das diferentes realidades em cada estado. Desde então, oito estados já receberam visitas de campo da equipe do COE -- Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Bahia -- para auxiliar na estratégia local. O Ministério da Saúde atuou, ainda, na distribuição de larvicidas e envio de mais de 300 mil kits laboratoriais para o diagnóstico da doença.

Leia na íntegra acessando aqui