Advertisement

Tera Nutrição Vegetal participa da 1ª Feira de Culturas Alternativas de Taquarituba


 

A Tera Nutrição Vegetal, unidade de negócios da Tera Ambiental, que produz fertilizantes orgânicos a partir da compostagem de lodo de esgoto e outros resíduos orgânicos industriais e agroindustriais, participou, no dia 3 de abril, da 1° Feira de Culturas Alternativas do município de Taquarituba. O evento, promovido pela prefeitura, por meio das coordenadorias de Agricultura e do Meio Ambiente, realizou-se no Recinto Geomap e teve foco na produção de lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja.

 

No estande da Tera, os produtores rurais tiveram acesso a informações sobre a produção e os benefícios dos adubos orgânicos quanto ao aumento da produtividade das plantas, a economia em manutenções e custos não programados, enriquecimento, melhoria do solo, entre outras vantagens. Os visitantes também receberam amostras do produto.

 

O secretário da Coordenadoria Municipal da Agricultura, Rolandro Benini, organizador do evento, ressaltou que ações como esta são importantes para apresentar alternativas aos pequenos e médios produtores, pois na região a produção concentra-se em cereais, gado de corte e leiteiro. A feira contou com a presença de mais de 200 pessoas, incluindo autoridades locais, produtores e alunos de instituições de ensino da região, especialmente da área de ciências agronômicas. Também foram ministradas palestras que abordaram diversos aspectos do cultivo do lúpulo e os participantes puderam degustar produtos de alguns expositores.

 

A produção de lúpulo no Brasil

 

A produção brasileira de lúpulo aumentou 160% em 2021, na comparação com o ano anterior, passando de nove para 24 toneladas. Os dados são da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo). Contudo, a quantidade produzida ainda é muito pequena, tendo em vista que o País importa cerca de 99% do que consome. Por isso, trata-se de um cultivo com enorme potencial de crescimento e de grande importância para o mercado nacional, pois há grande demanda, considerando que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cervejas, atrás apenas dos Estados Unidos e China.

 

“A cultura do lúpulo é altamente rentável. A produção anual é de um quilo por pé plantado, sendo que cada quilo do produto é vendido por cerca de R$200. Além disso, pode ser consorciada a outras plantações, o que proporciona alta lucratividade aos produtores. Nesse sentido, os adubos orgânicos são grandes aliados, visto que promovem múltiplos benefícios ao sistema solo-planta, como a melhora na retenção de água, estrutura, porosidade e aeração, aspectos importantíssimos para a produtividade agrícola”, destacou Fernando Carvalho Oliveira, engenheiro agrônomo da Tera Ambiental.

 

Para Matheus Balsalobre Simieli, que gerencia a produção de lúpulo na fazenda Brava Terra, em Fartura, interior de São Paulo, os índices de matéria orgânica presentes nos adubos da Tera Nutrição Vegetal chamam a atenção por serem fundamentais para a cultura, sendo este o principal motivo para a utilização do produto na propriedade. “O Brasil é um grande país cervejeiro, mas ainda importa muito lúpulo. É importante fomentar e incentivar os produtores para conseguirmos alimentar a cadeia produtiva de cerveja brasileira”.