Advertisement

IMPA é homenageado com medalha Pedro Ernesto

 

Maior honraria da Câmara de Vereadores foi concedida nesta sexta-feira (14)
 

Da esquerda para a direita, Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), vereador Pedro Duarte e Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA | Crédito das fotos: Pablo Costa


O IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) recebeu na tarde desta sexta-feira (14) a mais alta condecoração da cidade do Rio de Janeiro - a medalha Pedro Ernesto. A honraria foi entregue pelo vereador Pedro Duarte (Novo) em “reconhecimento à pesquisa de ponta levada ao mundo e às parcerias alinhadas à necessidade de desenvolvimento econômico da cidade”, destacou Duarte durante cerimônia realizada no instituto.

 

“Temos um orgulho imenso como carioca de ter o IMPA no Rio de Janeiro e nada mais justo que conceder esta medalha e renovar o voto de confiança entre o IMPA e a cidade. Então, estamos apenas retribuindo e reconhecendo sobretudo as parcerias desenvolvidas como na região do Porto Maravilha, onde será desenvolvida a graduação, e como a OBMEP, um dos maiores cases do Brasil de política pública", afirmou o vereador.
 

A medalha foi entregue ao diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e ao diretor-adjunto, Claudio Landim. Ao público presente no auditório, Viana fez questão de destacar os desafios do instituto nos próximos anos.
 

“Recebo esta distinção com satisfação em ver que o trabalho do IMPA é reconhecido. Ver esse reconhecimento através da medalha Pedro Ernesto é encorajador. Esse é o momento que o IMPA acaba de comemorar 70 anos, quando tivemos a oportunidade de celebrar o passado, mas também olhar para o futuro que traz desafios importantes, como a construção do novo campus; o desenvolvimento do curso de graduação na região Portuária da cidade e a expansão do alcance da OBMEP”, disse Viana.
 

Criada em 1980, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal comenda concedida pelos vereadores. A homenagem é feita a quem se destaca na sociedade brasileira ou internacional.
 

Presente no evento, Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) destacou a excelência do instituto que, em 2018, passou a integrar o grupo 5 da União Internacional de Matemática (IMU), que reúne a elite mundial da ciência ao lado de outras 11 potências como França, Estados Unidos, Japão e Rússia.

 

“O primor da matemática desenvolvida aqui colocou o Brasil e o Rio de Janeiro no mapa mundial desta ciência. Já seria muito. Mas o IMPA vai além, ao olhar também para dentro do nosso país. Com a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), vem revelando, desde 2005, milhares de talentos matemáticos e de exemplos de docência nos rincões do Brasil.”
 

No discurso, Nader lembrou ainda que a qualidade e reputação da matemática brasileira foram responsáveis por trazer ao Rio, o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em um esforço e uma realização do IMPA.

 

“Pela primeira vez na história, uma cidade do hemisfério sul sediou o maior encontro de matemática do mundo -- ocasião em que são entregues as Medalhas Fields, a mais importante premiação da área, destinada aos matemáticos mais promissores do planeta. Quatro anos antes do ICM, o pesquisador do IMPA Artur Avila foi, aliás, o primeiro latino-americano a conquistar a Medalha Fields e o primeiro matemático formado integralmente em um país em desenvolvimento. Artur chegou ao IMPA aos 16 anos”, fez questão de relembrar.