Advertisement

Brasil e China vão compartilhar experiências e conhecimentos em telecomunicações


Memorando de Entendimento foi assinado entre o Ministério das Comunicações, Anatel e governo chinês, em Pequim
 


O presidente Lula acompanha a ministra Marina Silva, os ministros Juscelino Filho, Aloísio Mercadante, Mauro Vieira e Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nos cumprimentos ao presidente da República Popular da China, Xi Jinping (Foto: Ricardo Stucker/Secom)
 

O Brasil e a China passarão a compartilhar informações sobre as principais pautas de tecnologias da informação e da comunicação discutidas nos foros internacionais. O memorando de entendimento foi assinado entre o Ministério das Comunicações (MCom), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, nesta sexta-feira (14), em Pequim, durante viagem da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático.
 

“Essa parceria é muito importante para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, pois irá promover a cooperação entre os institutos de pesquisa e empresas dos dois países. Tenho certeza que esse trabalho em conjunto vai contribuir diretamente com um dos nossos principais objetivos: levar inclusão digital e social para todos os brasileiros”, ressaltou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
 

As áreas de cooperação entre os dois países abrangem temas como tecnologias de comunicação sem fio, computação em nuvem, big data, inteligência artificial, Internet das coisas e tecnologias para indústria, educação, saúde e meio-ambiente. Na prática, serão promovidas visitas técnicas, seminários e ainda trocas de informações sobre os temas mais relevantes na agenda de foros internacionais como União Internacional de Telecomunicações (UIT), G20 e BRICS.
 

TECNOLOGIA - Durante a viagem com a comitiva do presidente Lula, o ministro das Comunicações cumpriu uma extensa agenda de compromissos. Na quinta-feira (13), Juscelino Filho visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Xangai, onde foram discutidos temas como o futuro da tecnologia 5G e as soluções em telemedicina, educação e conectividade.
 

Para o ministro, a expertise da gigante em tecnologia pode contribuir com o avanço do 5G pelo Brasil. “Visitar gigantes como a Huawei é importante para aproximar o setor de telecomunicações brasileiro das grandes empresas globais e assim, contribuir para o desenvolvimento dos nossos polos tecnológicos", comentou Juscelino.