Advertisement

Secretaria de Desenvolvimento Rural trabalha na desobstrução da estrada de acesso ao Morro do Galego, em Floriano

 

Ações visam à segurança e acessibilidade dos moradores e o escoamento da produção agrícola e leiteira  

 

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa estão trabalhando na desobstrução da estrada que dá acesso ao Morro do Galego, no distrito de Floriano. As chuvas que atingiram a região nos últimos dias provocaram o deslizamento de barreiras em diversos pontos da localidade.

 

As frentes de trabalhos, segundo o secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, contam com uma retroescavadeira e um caminhão. “Nesta quinta-feira (02), os serviços receberão reforços com a chegada de mais uma retroescavadeira e um caminhão.

 

Ainda de acordo com Beleza, outros pontos do município localizados em áreas rurais também precisam de manutenção, entre eles a Estrada Nossa Senhora do Amparo x São Joaquim e Ribeirão Claro, no distrito de Amparo. “Com as chuvas recorrentes e seus estragos, os trabalhos também têm sido constantes. Na estrada Colônia Santo Antônio x Rialto, funcionários da Secretaria de Manutenção Urbana e do Saae-BM estão atuando na retirada de terra oriundas do deslizamento de encostas, visando à segurança e acessibilidade dos moradores, além do escoamento da produção leiteira e agrícola”.

 

Defesa Civil segue em alerta máximo

Com previsão de chuva moderada a forte para esta quarta-feira, 1º,  possibilidade de 25mm de chuva e temperatura máxima de 35°c, a Defesa Civil de Barra Mansa segue em estado de alerta total.

 

Nas últimas 96 horas, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil registrou o total de 15 ocorrências: duas quedas de muro, sendo uma com vitimas sem óbitos; quatro deslizamentos de terra; três transbordamentos de rios e córregos; dois pontos de alagamento e enxurrada e quatro quedas de árvores.

Pela manhã, a Defesa Civil atualizou o nível dos rios. A cota do Paraíba do Sul era de 3,00m, sendo a cota de alerta de 3,50m e de transbordo de 4,50m. A vazão medida foi de 499m³/s e a vazão de transbordo de 750m³/s.

 

A cota do Rio Bananal chegou a 1,48m. A cota de alerta é de 5,30m e de transbordo de 6,70m. Já a cota do Rio Barra Mansa era de 0,81m, com cota de alerta de 1,60m e de transbordo de 2,50m.

 

Nas últimas 96 horas o acumulado de chuvas atingiu 120,8mm. Nos casos de urgência/emergência, o cidadão deve entrar em contato com a  Defesa Civil pelos telefones (24) 3028-9370 e 199.