Advertisement

De olho no Carnaval: Comércio de Barra Mansa tem boa expectativa de vendas para os próximos dias

 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o Carnaval deste ano deva movimentar cerca de R$ 8,18 bilhões na economia brasileira, um montante 26,9% maior que no ano passado. Com o fim das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e diante da chegada de novidades nas lojas dos mais diversos segmentos, os estabelecimentos comerciais esperam um incremento nas vendas até o término da maior festa popular brasileira. Neste ano, o Carnaval está marcado para acontecer nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira, respectivamente.

 

A tradicional comemoração é aguardada com ansiedade não apenas pelos foliões como também pelos lojistas. Além do Carnaval, a chegada do verão também deve ajudar a aquecer as vendas no comércio barra-mansense. Segundo a CDL Barra Mansa, considerando a retomada dos blocos e outras festividades comuns na época, o movimento nas lojas deve ser entre 7% e 10% maior que no mesmo período do ano passado, quando os eventos ainda estavam limitados.

 

“A não realização de Carnaval nos últimos anos trouxe impactos negativos também para o faturamento dos negócios e a data é de extrema importância para a economia da cidade, por conta da movimentação nas ruas, estimulando o comércio de bares e restaurantes, e também pelos viajantes, que sempre realizam suas compras na cidade antes de partirem para outro destino. Com isso, o período acaba incentivando também a geração de empregos em diversos setores e oferecendo boas oportunidades para o empresário vender bem”, cita o presidente da entidade, Gleidson Gomes, enumerando, como estratégias, ações promocionais, descontos, brindes e formas de pagamento diferenciadas.

 

“É uma excelente oportunidade para o lojista se destacar e melhorar o fluxo de caixa. Em Barra Mansa, temos a particularidade de blocos de rua e, com isso, também esperamos um maior movimento, principalmente no setor de alimentos, que é o que a gente acredita que vai impulsionar o crescimento nas vendas”, acrescenta o empresário.

 

O clima de folia já tomou conta das lojas na cidade, como é o caso da Iza Modas, na Vila Nova. Faltando poucos dias para o início oficial da festa de Momo, a comerciante está otimista em receber novos clientes e fidelizar os já costumeiros. “Estamos acreditando em um mês de fevereiro muito positivo, talvez até melhor que janeiro e março. As pessoas estão à procura de roupas frescas, shorts, camisetas, chinelos, principalmente para viajar ou para fazer passeios por perto, como Bananal, Quatis, Angra dos Reis”, revela a proprietária Izamara Vieira, que decorou sua loja de roupas com cores e apetrechos na vitrine.

 

Rafael Roxo, sócio-proprietário da Chok Eletric, acrescentou que produtos em oferta para quem viaja nesta época sempre atraem vendas. “O desafio fica em ter o estoque para levar ao consumidor o desejo por esses produtos. Aqui em nossa loja, são os ventiladores e até chuveiros que muita gente leva para viagem, além do desejo de aproveitar essa campanha para garantir os descontos, independente se irá viajar”, pontua o lojista. Pensando nisso, a campanha no estabelecimento de Rafael atrai tanto o consumidor de material elétrico quanto de decoração iluminativa. “São campanhas assim que o lojista tem a chance de mostrar a gama de produtos que a loja tem”, complementa.

 

No mês de fevereiro, a animação promete envolver Barra Mansa nos blocos de rua e atrações musicais que vão animar a cidade no Carnaval. A Prefeitura e a Fundação Cultura realizam os blocos carnavalescos entre os dias 17 e 21, enquanto o Calçadão Dama do Samba, na Beira Rio, vai receber atrações musicais exclusivas a partir do dia 18. Um dos destaques será a presença de baterias das escolas do Grupo Especial do Rio.