Advertisement

Airbnb apoia campanha do Hemorio para doação de sangue no Carnaval

 

Plataforma convida a comunidade de anfitriões e hóspedes no Rio de Janeiro a doarem sangue durante o mês de fevereiro


São Paulo, 13 de fevereiro, 2023 - O Airbnb, maior plataforma global de compartilhamento de lares e experiências de viagem, apoiará a campanha do Hemorio, o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, para incentivar a doação voluntária de sangue na cidade do Rio de Janeiro no mês do Carnaval.
 

A campanha Carnaval Tá No Sangue, idealizada pelo Hemorio, tem como objetivo atrair doadores de sangue durante fevereiro, mês em que, historicamente, as doações de sangue registram queda em virtude dos feriados e fortes chuvas. Hóspedes no Airbnb que vão aproveitar a folia carioca podem participar comparecendo à instituição para realizar a doação durante a estadia na cidade. A ação também incentiva que os anfitriões que residam na capital fluminense se juntem à corrente de solidariedade.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o Carnaval é um período em que ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões. A demanda por bolsas de sangue também aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante as festividades. A doação de sangue é uma ação importante no suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro.

 

Desde a chegada do Airbnb no Brasil, a plataforma está comprometida em apoiar destinos, anfitriões e hóspedes brasileiros a se conectarem com as comunidades locais, como explica Aleksandra Ristovic, Líder Regional de Iniciativas de Políticas Públicas da América Latina do Airbnb: “A ação de Carnaval do Hemorio está em linha com o compromisso do Airbnb em promover iniciativas positivas nas comunidades visitadas pelos hóspedes e que os anfitriões chamam de lar. A plataforma incentiva não apenas o turismo responsável e sustentável, mas apoia e destaca questões que impactam diretamente a sociedade, como a doação de sangue”.
 

Como parte do apoio à ação do Hemorio, o Airbnb comunicará a campanha aos hóspedes no Airbnb com reservas no Rio de Janeiro durante a semana do carnaval e aos anfitriões na plataforma residentes na cidade.

O atendimento na unidade não será alterado nos dias de folia. O hemocentro manterá seu funcionamento de segunda a segunda, incluindo os feriados, das 7h às 18h.

 

Quem pode doar?

De acordo com o Hemorio, para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

 

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).