Advertisement

CDL Jovem de Barra Mansa completa 25 anos e convida jovens empresários para o grupo

Nascida com o objetivo de preparar jovens lideranças para o movimento lojista, a primeira CDL Jovem do Estado do Rio de Janeiro começou em Barra Mansa

 

Criada em 1998 com o propósito de desenvolver jovens empresários lojistas, a CDL Jovem de Barra Mansa busca fomentar o empreendedorismo e o associativismo, contribuindo para uma sociedade e uma classe empresarial mais protagonista na cidade. A primeira CDL Jovem do Estado do Rio de Janeiro começou em Barra Mansa e, em todo esse período, muitos projetos aconteceram e ajudaram a formar o grupo a cada gestão.

 

Atualmente, em comemoração aos seus 25 anos de fundação, a diretoria iniciou sua primeira reunião do ano convidando os jovens empresários da cidade a fazerem parte desse movimento. O encontro aconteceu na noite dessa quinta-feira, 31 de janeiro, na sede da CDL Barra Mansa.

 

No encontro, que contou com a presença dos diretores da CDL Jovem e cerca de 15 convidados empresários, a atual presidente do grupo jovem barra-mansense , Jéssica Reis, sócia da empresa Keila Suspiros, explicou a todos o que faz e o que representa a CDL Jovem. Segundo ela, seria impossível relatar brevemente todos os programas desenvolvidos nesses 25 anos, por tantas diretorias que por ela passaram. O grupo conta com um longo currículo.

 

“Podemos destacar que, lá no começo, havia uma característica de jovens empresários que atuavam na sucessão familiar de seus negócios. Hoje, ainda vemos o formato de sucessão familiar acontecendo sim, mas vemos muitos jovens empreendedores liderando seus próprios negócios. E, além de todo o objetivo em prol da classe e da sociedade que aqui trabalhamos, vemos a oportunidade desse grupo como um apoio a nós, jovens, pois aqui compartilhamos experiências, falamos das vivências dos negócios e, assim, buscamos auxílio e base para a jovem classe empreendedora em nossa cidade. Esse é o nosso propósito também. É importante para a evolução profissional e pessoal de cada um que se envolve na entidade, mas também para a sociedade”, afirma Jéssica.

 

O movimento jovem busca desenvolver lideranças através de cursos, palestras, execução de projetos próprios, networking com empreendedores, além de promover debates, troca de ideias e experiências com pessoas que fazem a diferença na sociedade.

 

Os projetos também foram apresentados a todos. Ao longo dos anos, a CDL Jovem Barra Mansa envolveu a sociedade, com ações como “Venha Brincar Conosco”, para o Dia da Crianças; o Campeonato de Futsal; Ser Mulher – com atividades em prol do Dia da Mulher; Feijoada Beneficente, para auxílio às instituições filantrópicas; e, nos últimos anos, com foco mais direcionado  ao aprimoramento de profissionais para o comércio na gerência do PROCAPE – Programa de Capacitação Permanente da CDL de Barra Mansa.

 

“Com um caráter inovador, no lugar de grandes cursos de capacitação com longo período de duração e vocabulário elaborado, o grupo instituiu pequenos cursos intensivos com linguagem simples e desenvolvidos especificamente para as necessidades do comércio. O Procape, inclusive, foi selecionado como um dos cinco casos de sucesso de CDLs Jovens no Brasil e apresentado em Convenção Nacional”, relembrou o presidente da CDL Executiva, Gleidson Gomes, que também esteve presente na reunião e ressaltou a importância desse convite da CDL Jovem aos empresários jovens da cidade. “Ter esse grupo atuante em nosso município é uma energia muito boa e demonstra o quanto a força da comunidade é importante, e o quanto depende só de nós”, complementou Gleidson.

 

Também para a presidente da CDL Jovem, Jéssica Alves, os projetos  têm elevado a importância da CDL local e a necessidade de estar próximo aos jovens empreendedores que conduzem os negócios da família, que lideram startups, que são microempreendedores, enfim, que estão na linha de frente e nas tomadas de decisões em seus negócios e que podem ter na entidade CDL ferramentas para que a classe se fortaleça em Barra Mansa.

 

“Sentimos um momento muito favorável para o associativismo entre os jovens, por isso fazemos esse convite para trazer o jovem empresário para um ambiente diferente do seu dia-a-dia onde ele pode conhecer novas pessoas e experiências, ajudar a formar conceitos e embasar ideias e decisões junto conosco para que nossos negócios e a sociedade barra-mansense progrida ainda mais no mundo empresarial”, finaliza Jéssica.

 

“Há um ano montei a loja em Barra Mansa, uma cidade que nos acolheu muito e esse mesmo acolhimento eu senti na CDL ao participar dessa reunião. Ver o empenho das diretorias jovem e executiva na aproximação junto aos comerciantes, empresários e equipes de uma forma geral, me trouxe um entusiasmo em estar junto nessas ações. Gostei muito”, disse Filipe Timburibá, sócio proprietário da Toti Tintas no Ano Bom, que participará da primeira reunião da CDL Jovem na próxima quinta-feira, dia 9.