Advertisement

Pré-Conferência Municipal de Saúde de Penedo já tem local definido

 Será na Quadra de Esportes do bairro Comercial, entre 14h e 17h, Pré-Conferência Municipal de Saúde de Penedo. No evento, que vai acontecer no dia 10 de fevereiro, serão discutidos quatro eixos: “O Brasil que Temos, e o Brasil que Queremos”, “O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas”, “Garantir Direitos, Defender o SUS e a Democracia - Consolidação dos Princípios do SUS” e “Amanhã Vai Ser Outro Dia Para Todas as Pessoas - Redes de Atenção à Saúde, Assistência Farmacêutica e de Atenção Materna e Infantil”.  

Os tópicos foram definidos pelo Conselho Municipal de Saúdeque avaliou o tema da XXª Conferência Nacional de Saúde, “Garantir Direitos e Defender o SUS”, como de abrangência bastante ampla. Os quatro eixos, que já foram debatidos na Pré-Conferência realizada na Vila Flórida no último dia 13 e serão agora discutidos na Pré-Conferência Municipal de Saúde de Penedo, também vão nortear a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Itatiaia, realização do Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, que vai acontecer no dia 11 de março, no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no bairro Campo Alegre.   

De acordo com a Secretaria de Saúde, as pré-conferências são importantes, pois propiciam oportunidades para a população apresentar sugestões que serão levadas à Conferência Municipal. “Estes encontros são preparatórios para a Conferência Municipal e neles a comunidade pode contribuir para as discussões em torno da melhoria da  saúde de Itatiaia, debatendo questões ligadas ao setor e apresentando propostas ao poder público, como ocorreu durante a Pré-Conferência da Vila Flórida e acreditamos que também vai acontecer em Penedo”, avalia o Secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha.  

Na Pré-Conferência da Vila Flórida os participantes definiram algumas propostas que serão apresentadas na Conferência Municipal de Saúde. Dentre elas, a valorização dos funcionários municipais, a elaboração de Plano de Cargos e Salários para todas as categorias profissionais e o estabelecimento de piso salarial, com base nos salários pagos no território nacional, para estas.  

Os moradores sugeriram ainda a construção de nova unidade de saúde, a manutenção de ambulância fixa, com motorista permanente no PSF Vila Flórida, médico pediatra fixo no PSF local, aparelho de Raio X odontológico para a unidade e médico cardiologista acessível aos moradores. Eles reivindicaram também a ampliação do número de vagas de algumas especialidades como endocrinologia e neurocirurgia, aumento da cota de exames, implantação de Laboratório de Análises Clínicas Municipal e uma Central de Ambulâncias Municipal.  

A ampliação da listagem de medicamentos ofertados pelo Dispensário Municipal e a garantia de distribuição de medicamentos de uso contínuo e controlados para os pacientes, também foram propostas aprovadas na Pré-Conferência da Vila Flórida e que serão também debatidas no contexto global do município durante a 11ª Conferência Municipal de Saúde.