Advertisement

RESENDE INICIA OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA HENRIQUE SÉRGIO GREGORI

A unidade receberá um novo Centro Cirúrgico; importante obra é possível devido a parceria entre a Prefeitura de Resende e o Governo do Estado do Rio de Janeiro


A Prefeitura de Resende iniciou nesta semana as obras de ampliação do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori. As intervenções ainda estão nas primeiras etapas, como isolamento de obra, instalação de placa e remoção de intertravados.


O Hospital de Emergência ganhará um novo Centro Cirúrgico com cinco salas, sendo que três já existiam e serão transferidas para este novo local, e haverá criação de mais duas. Além disso, o Centro Cirúrgico antigo será transformado em um novo local de internação com previsão de 20 a 25 novos leitos. Assim, possibilitará o aumento da capacidade de internação e os números de cirurgias serão dobrados.


No cronograma também está previsto a criação de um almoxarifado e um arquivo em cima do novo centro cirúrgico, e um novo espaço coberto para estacionamento de ambulâncias para conservação dos veículos da chuva e sol. 


A medida foi possível devido a uma parceria entre a Prefeitura de Resende e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O secretário de Saúde, Jayme Neto, destaca que com a ampliação a capacidade de atendimento será maior possibilitando ainda mais qualidade nos serviços prestados à população, que chega à unidade hospitalar em busca de tratamentos e algum conforto.


-Iniciamos em 2023 com mais uma importante e esperada demanda saindo do papel, a ampliação do Hospital de Emergência. A saúde pública de Resende já é referência em nossa região e também pode ser considerada no estado do Rio de Janeiro, com atendimentos de urgência e também nas unidades de saúde da atenção básica. E durante a pandemia, a unidade hospitalar e o setor de imunização tiveram seus papéis fundamentais para se tornar uma referência. Desde o início da atual gestão, ainda em 2017, vem sendo realizadas diversas obras de reforma, construção e ampliações de várias unidades de saúde. Além de importantes investimentos que proporcionam serviços com mais qualidade e com profissionais capacitados para atender os moradores - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.


Mais investimentos

Vale destacar que desde o início do atual governo municipal, a saúde é uma das prioridades. E principalmente o Hospital de Emergência, que já em 2023 recebeu um equipamento para realizar cirurgias de emergência por videolaparoscopia, tornando-se o 1° Hospital Público da Região Sul Fluminense a realizar esse procedimento.


Além disso, em 2022 a unidade hospitalar recebeu um processador de imagem moderno e avançado para atender às demandas do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). O equipamento é utilizado para transferir os resultados para os computadores do CDI. Assim como foi instalado um sistema de monitoramento para gestão de informações clínicas integradas. O sistema fica no Centro de Terapia Intensiva e busca monitorar todas as informações do paciente e gerir os recursos utilizados em cada atividade realizada no CTI.