Advertisement

OEC conquista contrato para construir reservatório e novas adutoras da Cedae

 

Estrutura contempla novo reservatório com capacidade para 55 mil metros cúbicos e quase cinco quilômetros de adutoras

 

O governo do estado do Rio de Janeiro homologou o resultado da licitação aberta para a construção do reservatório Novo Marapicú e cinco quilômetros de adutoras do sistema de produção de água Novo Guandu, em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense. A infraestrutura é um investimento da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). A estrutura terá capacidade para armazenamento de 55 mil metros cúbicos e a construção ficará a cargo da OEC - Engenharia e Construção.

 

O objetivo do sistema é aumentar a oferta de água tratada para a Baixada Fluminense e garantir segurança e flexibilidade operacional ao sistema Guandu, beneficiando mais de 3 milhões de pessoas nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis e Belford Roxo e na capital, Rio de Janeiro.

 

Detalhes do sistema -- A adutora de água tratada, que levará a água bombeada a partir da ETA Novo Guandu até o reservatório, terá diâmetro de 2.5 metros e extensão de cerca de 3.900 metros. O tronco distribuidor, que interligará o reservatório com a adutora principal da Baixada Fluminense, terá diâmetro de 2,5 metros e extensão total em torno de mil metros. Já o extravasor, que parte do reservatório e deságua no canal da Rua Ingá, foi projetado com diâmetro de 1,5 metro e extensão total de 940 metros.

 

Todas essas estruturas serão concebidas usando aço carbono. A obra terá seu acompanhamento em BIM (Building Information Modeling), conjunto de processos e ferramentas que facilita e viabiliza uma transformação digital profunda desde a etapa de projeto até a fase de gestão do ativo.

 

O prazo para execução da obra é de 30 meses e está orçada em R$ 278 milhões, com previsão de início em fevereiro de 2023. No seu pico de produção, a mão de obra prevista é de 400 integrantes e cerca de 46 equipamentos.

 

"Estamos entusiasmados com a oportunidade de participar de uma obra com tamanho impacto social para a população do Rio de Janeiro. Para nós é motivo de orgulho participar dessa iniciativa da Cedae com impacto direto na saúde e qualidade de vida de milhões de pessoas", ressaltou o Diretor de Contratos da OEC, Rogério Dourado.

 

Sobre a OEC

Ao longo de sua história de 78 anos, a OEC foi responsável pela execução de mais de 2.900 obras de grande porte em mais de 30 países ao redor do mundo, a exemplo de usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares, pontes, viadutos, túneis, linhas de metrô e trens urbanos, aeroportos, portos, ferrovias, refinarias, obras industriais e de mineração. A OEC é uma das empresas latino-americanas mais premiadas com o Global Best Projects, prêmio concedido pela revista norte-americana ENR -- Engineering News-Record, distinção considerada pelo mercado como o Oscar da engenharia mundial. Por sua atuação orientada à Sustentabilidade, desde 2014 a OEC vem recebendo o Selo Ouro do programa GHG Protocol, que reúne os inventários de emissões de gases de efeito estufa. Atualmente emprega mais de 18 mil trabalhadores de diferentes nacionalidades em mais de vinte obras espalhadas por países das Américas e da África.