Advertisement

Estudante da ETPC é selecionado para fase internacional da OBA


O aluno poderá compor a equipe Brasileira de Astronomia Astronáutica

Em maio do ano passado, três estudantes da ETPC participaram da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e ganharam medalhas: José Joaquim, Murilo Vimercati e Larissa Paixão.

Após essa fase presencial, a OBA selecionou os melhores resultados para participar de uma seletiva para fazer parte da equipe que vai representar o Brasil na fase internacional. A seleção é feita da seguinte maneira: após o resultado da seleção dos participantes, aconteceu de forma online 3 avaliações, uma em cada mês: outubro, novembro e dezembro. Com o resultado dessas provas são selecionados os participantes que participarão da equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica.

Nosso estudante, José Joaquim, passou na prova e foi um dos estudantes selecionados. José Joaquim, o JJ, conta sua experiência na olimpíada: “Na primeira vez que eu participei da OBA eu nem sabia muito bem o que era astronomia. Foi uma experiência única. Eu fiz a prova, mas não só isso: todo o tempo que eu dediquei a estudar astronomia e todo o conhecimento que eu adquiri fez com que eu me apaixonasse por essa área. Nessa segunda vez que eu fiz a OBA foi diferente, quando veio a medalha, foi uma emoção inesquecível. E mais, nesse ano, com meu resultado, tive a honra de ser convidado a participar da Seletiva para as Equipes Brasileiras de Astronomia, que vão representar o nosso país nas principais competições internacionais de astronomia. Graças a muito estudo e o apoio dos meus amigos, familiares e professores, passei nas provas e me classifiquei. Mais provas me esperam em Barra do Piraí, que vou fazer em março, e quem sabe eu poderei levar o meu conhecimento astronômico para o mundo inteiro, representando o Brasil! Como já diria o mestre Joaquim, bora pra Lua!”


JJ foi convocado para se juntar aos selecionados de astronomia astronáutica no Hotel Fazenda Ribeirão em Barra do Piraí (RJ), onde eles recebem treinamentos, como observação do céu, de astros e outras instruções. Após esse treinamento é realizada outra avaliação para selecionar os melhores para compor a equipe Brasileira de Astronomia Astronáutica.

Joaquim Lopes, diretor da ETPC, comenta: “A ETPC estimula seus estudantes a participarem das olimpíadas de conhecimentos e se orgulha dessa conquista do JJ.”

Para mais informações acesse: etpc.com.br

Sobre a Fundação CSN: A Fundação CSN é o braço social do Grupo CSN, realiza projetos em âmbito nacional e nas principais cidades em que a empresa tem suas unidades de negócios. Seu propósito é transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. Enxerga seu potencial de mudança por meio do conhecimento e oportunidades que geram transformação. Entende que olhar para o futuro é educar, articular, promover projetos e experiências culturais. Essa é a sua essência e os pilares que norteiam sua atuação. Exerce projetos de ação direta em educação como programas de bolsas de estudos em suas escolas e projetos de desenvolvimento pessoal e profissional. E, na cultura, suas iniciativas buscam transformar a sociedade por meio da expressão cultural.