Advertisement

Rio de Janeiro sedia segunda edição do Congresso Brasileiro da Cultura

 

Com transmissão pelas plataformas digitais, além do formato presencial, evento gratuito destaca a contribuição da Cultura para a geração de renda; inscrições estão disponíveis no site

 

Rio de Janeiro, dezembro de 2022 - A Cidade do Rio de Janeiro vai sediar, nos dias 15 e 16 de dezembro, a segunda edição do Congresso Brasileiro da Cultura - Rio 2022, evento gratuito cujo objetivo é discutir as perspectivas do setor em 2023, levando em conta as propostas a serem sugeridas para os novos governos estaduais e federal.

 

Entre os temas abordados, estão “A contribuição da cultura nos demais setores econômicos e sociais”; “Intercâmbio no investimento à cultura: oportunidades internacionais de diálogo com o Brasil” e “O papel das empresas no incentivo à cultura”, entre outros de grande relevância
 

Para isso, o Congresso vai reunir produtores culturais, artistas, estudantes, empresas incentivadoras e representantes de secretarias de cultura - visando a criação de alianças e a integração do setor.
 

Com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais (YouTube e Facebook), além do formato presencial, o Congresso contará com a participação de importantes lideranças governamentais ligadas à pasta da Cultura, Turismo, Educação, Ciência, Tecnologia e grandes corporações nacionais e internacionais, além de representantes de consulados e câmaras de comércio de diversos países.

 

José Carlos Vieira Júnior, presidente do Congresso Brasileiro da Cultura, afirma que esta é uma oportunidade ímpar de construir o futuro das atividades culturais no país. Ele destaca que a iniciativa vem ao encontro da mudança de gestão federal e, portanto, vai discutir assertivamente as perspectivas da pasta no novo governo, apresentando soluções a serem enviadas às novas secretarias e ministério da cultura.

 

“Desejamos construir um novo rumo para o setor, onde o Congresso Brasileiro da Cultura se estabelece como local de fala, com o direito de construção e participação de quem faz, de quem investe e de quem vive da cultura brasileira. Será o espaço de discussão de uma nação e a reorganização como setor econômico, priorizando o investimento dentro do conceito “indústria da cultura”, fortalecendo inclusive novos modelos de exportação”.


O evento ocorrerá em dois dias e sua abertura será no dia 15/12. Confira a programação:


DIA 15/12 - QUINTA-FEIRA
 

09h00 - Credenciamento e Welcome Coffee


10h00 às 12h00: Mesa de Abertura -- Perspectivas 2023 e propostas do setor cultural para os novos governos, estaduais e federal.

Reunindo importantes lideranças governamentais ligadas à pasta da Cultura, além do presidente do Congresso Brasileiro da Cultura, esta mesa propõe debater não somente o novo cenário do setor a partir de 1º de janeiro de 2023, quando assumem os novos governos estaduais e federal, mas também visa contribuir através da participação do setor da cultura no planejamento e construção do grupo de transição do novo governo.


12h00 às 13h00: Intervalo para almoço


13h00 às 14h30: Painel 1 -- A contribuição da cultura nos demais setores econômicos e sociais.

Neste painel vamos reunir representantes dos setores do Turismo, Educação, Ciência e Tecnologia que reconhecem a contribuição da Cultura para a geração de emprego e renda, desenvolvimento tecnológico e inovação dentre outros segmentos
 

14h30 às 16h00: Painel 2 -- O papel das empresas no incentivo à cultura.

Este painel vai reunir representantes de grandes empresas, que vão debater a importância do investimento na cultura, apresentar suas respectivas experiências na área e os desafios do setor


16h00 às 18h00: Coquetel de encerramento do dia com Show Cultural.


DIA 16/12 - SEXTA-FEIRA
 

09h00 - Credenciamento e Welcome Coffee


10h00 às 11h00: Painel 3 -- A Cultura em Números.

Neste painel vamos apresentar números que demonstram a importância do setor cultural do Brasil, que gera renda e empregos em velocidade superior quando comparado a diversos segmentos


11h00 às 12h00: Painel 4 -- Intercâmbio no investimento à cultura: Oportunidades internacionais de diálogo com o Brasil.
 

Reunindo representantes de consulados e câmaras de comércio de diversos países, este painel vai apresentar diferentes modelos de investimento no setor cultural e oportunidades de intercâmbio com o Brasil.


12h00 às 13h30: Intervalo para almoço


13:30 às 14h30: Workshop 1 -- Leis municipais de fomento indireto à cultura: ISS e IPTU.

A partir de uma série de exemplos práticos, especialistas nas leis do ISS e IPTU vão apresentar as diferenças destas legislações de incentivo cultural em diferentes municípios brasileiros


14h30 às 15h00: Rodada de Network


15h00 às 16h00: Workshop 2 -- Lei estadual de fomento indireto à cultura: ICMS.

Este workshop vai desmistificar o processo de inscrição em editais de fomento indireto via lei do ICMS, tirando dúvidas e debatendo oportunidades


16h00 às 16h30: Rodada de Network


16h30 às 17h30: Workshop 3 -- Lei federal de fomento indireto à cultura: Rouanet.

Às vésperas da mudança na gestão federal, este workshop vai debater as expectativas de readequação e investimentos da Lei Rouanet a curto e médio prazos.


17h30 às 19h00: Coquetel de encerramento e Show Cultural

Além dos painéis, o Congresso contará com uma Feira Expositora, com projetos aprovados na Lei de Incentivo do ISS da cidade do Rio de Janeiro.

  • Fórum Cultura + Diversidade Rio 2023,
  • Congresso Brasileiro da Cultura Rio 2023
  • Cultura Maker 2024 - Meninas na Ciência, Tecnologia e Robótica
  • Diversifest 2023 - Festival Universitário
  • Batalha do Rio - Cultura das Ruas 2023 
  • Livro Culturas e Hábitos do Rio - Seja Bem-vindo (Gastronomia e Hospitalidade)
  • Um Mar de Cultura -- Rio Histórias Lendas
  • Tardes Culturais - Jeito Carioca de Ser


 

Para se inscrever gratuitamente e assistir às palestras do Congresso Brasileiro da Cultura - Rio 2022, basta acessar Link.


 

O Congresso Brasileiro da Cultura - Rio 2022 será realizado pela Drum Brasil, com o patrocínio, pela Lei do ISS de Incentivo à Cultura, Centro Universitário IBMR e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Para aqueles que preferem participar do encontro presencialmente, o evento ocorre no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, situado na Rua Murtinho Nobre, nº 169, no Bairro de Santa Teresa.

 

Serviço


2º Congresso Brasileiro de Cultura - Rio 2022

Data: 15 a 16 de dezembro

Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, nº 169 - Bairro de Santa Teresa) - Rio de Janeiro - RJ.

Telefone: Whatsapp - 5511 91126.1861 - Contato Congresso

Inscrições gratuitas pelo site Link