Advertisement

Além da Uber e 99: Veja apps de transporte para usar no interior

 Apenas em 2021, havia pelo menos 48 cidades com população acima de 80 mil habitantes onde a Uber não operava; Startup de mobilidade elenca sugestões de apps de transporte em cidades com pouca ou nenhuma operação da Uber e 99


 


A Uber costuma ser o aplicativo de transporte mais lembrado pelos brasileiros. No entanto, de acordo com o portal Conecta, em 2021 havia pelo menos 48 cidades com população acima de 80 mil habitantes onde a Uber não operava. E há diversas outras em que a operação da plataforma é restrita.


 


Pensando nisso e em quem gosta de viajar pelo Brasil, a Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística, cita algumas sugestões de apps de transporte em regiões do interior do país com pouca ou nenhuma operação da Uber e 99, mas com boas opções de aplicativos locais. Confira:

 


1. Olímpia (SP)


 


Olímpia é um município paulista conhecido por abrigar diversos resorts e parques aquáticos, como o Thermas dos Laranjais, um dos mais visitados do mundo. A cidade também é a Capital Nacional do Folclore. Se estiver por Olímpia e precisar de um transporte, procure pelo aplicativo local GP CAR.


 


2. Cachoeira do Sul (RS)


 


Cachoeira do Sul é um município do Rio Grande do Sul, localizado a pouco mais de 200 km da capital Porto Alegre e conhecido como a capital nacional do arroz.

 


O turismo da cidade é baseado no turismo de eventos, com a Feira Nacional do Arroz, a Vigília do Canto Gaúcho e a Semana Farroupilha. Também há o turismo cultural com as catedrais, palácios e igrejas da cidade. Para se locomover pela cidade gaúcha, o melhor aplicativo é o Confiança Mobi.


 


3 . Itaituba (PA)


 


Itaituba é um município paraense nas margens do Rio Tapajós. Por essa e por outras características, é perfeito para o ecoturismo. Algumas opções de turismo na cidade são o Parque Nacional da Amazônia e o Museu Municipal Aracy Paraguaçu.


 


Caso esteja por Itaituba, para desfrutar do melhor que a cidade oferece sem preocupações, baixe os aplicativos EasyMob, ROTA93 e Urbano Norte.


 


4. Sorriso (MT)


 


Sorriso é a Capital Nacional do Agronegócio e destaque no turismo de negócios com a realização de feiras, exposições, congressos e fóruns sobre o mercado agro.

 


Quem quiser uma corrida para ir ao Centro de Eventos Ari José Riedi, onde ocorrem os maiores eventos da cidade, pode contar com o BoraAli, Urbano Norte e Urban66.


 


5. Santarém (PA)


 


Santarém é uma cidade paraense famosa por ser o ponto de encontro dos rios Tapajós e Amazonas. Todos os anos, milhares de pessoas chegam a ela para ver a mistura das águas.


 


No entanto, para quem quiser optar por outros apps, além do Uber, para ir até a Orla de Santarém, pode contar com os aplicativos Boto Car e a Urbano Norte.


 


6. Altamira (PA)

 


Altamira é uma cidade paraense que fica a quase 1.200 km da capital Belém e é conhecida por ser a maior cidade em extensão territorial do Brasil, com impressionantes 159,5 mil km², o que a torna uma das maiores do mundo - seu território é superior ao de países europeus inteiros, como Suíça e Portugal.


 


A cidade conta com praias permanentes - Praia da Orla, a Massanori e a Assurini - e praias sazonais, que só aparecem durante o verão. Além disso, há aproximadamente 20 cachoeiras naturais. Caso esteja planejando visitar Altamira, não deixe de baixar o EasyMob para melhor se locomover por lá.


 


7. Lavras (MG)


 


Lavras está a 244 Km de Belo Horizonte e é conhecida como a Terra dos Ipês. Por suas características interioranas, as pessoas a procuram em busca de calmaria.


 


Na cidade, não há opção de Uber, sendo que os apps privados de mobilidade mais indicados são o 123 Car, Go Transporte Urbano e Way Lavras.



 


Sobre a Gaudium


A Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, possui o selo Great Place to Work e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Além da Machine, a empresa é dona do Conecta, portal de conteúdo e educação sobre mobilidade e logística, e do Mr. Frete, um site de busca por empresas de motoboy.