Advertisement

Conselheira da WCD conquista prêmio da ONU na categoria equidade de gênero

 

Em tempos de ruptura de paradigmas e da ascensão das mulheres nos boards das companhias, a brasileira Marienne Coutinho, sócia líder de Tax Transformation & Innovation e membro do Comitê de Inovação da KPMG & Distrito Leap e do Advisory Board da WCD (WomenCoporateDirectors) no Brasil, venceu a categoria Equidade de Gênero do prêmio “Rise and Raise Others”, da Organização das Nações Unidas (ONU).
 

“Estou honrada por ter minha jornada reconhecida nesse importante prêmio, decidido por um júri global e de votação popular”, salienta Marienne Coutinho. “Minha trajetória mescla-se com o propósito pessoal, o de impulsionar talentos femininos, que converge diretamente com a WCD nesse movimento de ampliar espaços para o debate urgente sobre diversidade e pluralidade no ambiente corporativo, engajando mulheres a assumir a liderança”.
 

Marienne Coutinho foi reconhecida por seu pioneirismo ao promover diversidade racial e de gênero nos Conselhos de Administração (CAs) das empresas. Ela é responsável por cocriar os projetos Know (KPMG’s Network of Women) e Programa Conselheira 101, este da WCD, fundado durante a pandemia do Coronavírus como incentivo à presença de mulheres pretas nesses conselhos.
 

“Marienne é exemplo por seu pioneirismo no fomento à diversidade nos boards das empresas de nosso país. Sua conquista torna-se, também, da WCD, na qual ela atuou fortemente por anos, e de muitas executivas, na luta pela redução da desigualdade e por pautas inclusivas”, comenta Leila Loria, co-chair da WCD (WomenCoporateDirectors) no Brasil.
 

Luciene Magalhães, co-chair da WCD (WomenCoporateDirectors) no Brasil, complementa, ao explicar que a premiação também demonstra, de modo intrínseco, a competência das mulheres brasileiras. “Precisamos ampliar o debate e acelerar os processos que visam aumentar a participação feminina em todas as esferas da sociedade. A WCD une-se ao coro das vencedoras, dentre elas nossa conselheira Marienne, e celebra a iniciativa da ONU, tão necessária para inspirar novas gerações”.
 

Também foram premiadas pela ONU as brasileiras: Regina Markus, na categoria Saúde e Bem-estar, por liderar grupos de mulheres nos estudos sobre câncer, depressão e Alzheimer; Carmela Borst, na categoria Educação de Qualidade, por ser pioneira no empreendedorismo de impacto social; e Carolina Videira, na categoria Redução das Desigualdades, por seu trabalho com ONGS que promovem educação inclusiva a estudantes com deficiência e acolhimento de refugiados, mulheres e LBGTQIA+.
 

O prêmio global da ONU foi decido por meio de votação de um júri técnico e da votação popular pela internet, na qual o público pôde escolher as preferidas em cada categoria da edição de 2022.
 

Sobre a WCD no Brasil 

A WCD, entidade sem fins lucrativos, tem o propósito de incentivar a formação de conselhos inovadores e engajados, por meio da diversidade. Fundada nos Estados Unidos, em 2001, está presente em 40 países e congrega uma comunidade de 2.400 conselheiras, atuando em cerca de 8.500 empresas públicas e privadas em todo o mundo.
 

No Brasil, a WCD está presente desde 2009, com capítulos em São Paulo e no Rio de Janeiro, formando uma base com mais de 300 associadas. Por meio de eventos, networking e ferramentas de educação e disseminação das melhores práticas de governança corporativa, a entidade inspira e conecta conselheiras, aumentando a oferta de candidatas altamente qualificadas.