Advertisement

RESENDE REALIZA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE NESTE FIM DE SEMANA

No sábado, dia 19, será uma ação educativa com orientação e panfletagem no Calçadão do Campos Elíseos; já no domingo, dia 20, diversas atividades acontecem na Feira Livre da Beira Rio


Neste fim de semana, Resende promove ações de combate à dengue em dois locais em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. No sábado, dia 19, a mobilização será no Calçadão do bairro Campos Elíseos. Já no domingo, dia 20, as atividades serão na Feira Livre da Beira Rio. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Resende, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ligado à Secretaria Municipal de Saúde.


No sábado, das 9h às 14h, as equipes realizarão uma ação educativa com orientação e panfletagem. Já no domingo, a mobilização na Feira Livre será das 8h às 14h. A tenda montada em frente ao Parque das Águas contará com brincadeiras infantis, mostra de materiais reaproveitáveis, orientação, laboratório com exposição de larvas dos mosquitos transmissores da dengue e chikungunya, e ainda terá ponto de atendimento para reclamações e dúvidas sobre o combate à dengue.


-Mais uma iniciativa de conscientização para que a população saiba sobre os cuidados, prevenção e os perigos que os criadouros do mosquito Aedes aegypti podem causar e trazer para nosso município. Neste período de novembro aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor Aedes devido às chuvas ou também ao acúmulo de água.  A conscientização sobre o combate à dengue deve começar desde cedo, pois o Aedes é causador de outras doenças como a chikungunya e a zika. Os cuidados devem ser feitos regularmente, como não deixar água parada em recipientes e colocar areia nos vasos de plantas - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto. 


Combate à dengue

Vale destacar que foi instituído pela Lei n°12.235/2010 como o Dia Nacional de Combate à Dengue, no penúltimo sábado do mês de novembro. O objetivo da data é mobilizar iniciativas do poder público para realização de ações voltadas ao combate à doença.


A população também pode fazer sua parte no combate à dengue. Em 10 minutos semanais já é possível eliminar os focos do mosquito como: limpeza de quintais e recipientes como pneus e garrafas, que possam ter acúmulo de água parada; manter a caixa d’água tampada; colocar areia nos vasos de plantas; limpar calhas; cobrir piscinas. A rotina de cuidados deve ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.