Advertisement

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO COM AÇÕES DE CIDADANIA E REPRESENTATIVIDADE EM RESENDE

Atividades abertas ao público acontecem neste sábado de 10h ao meio-dia na área de lazer da Rua dos Timbiras, na cidade Alegria

Acontece neste sábado, dia 19, mais um evento em prol do Dia da Consciência Negra em Resende. A Prefeitura promove uma manhã recheada de atividades abertas ao público com sinônimo de cidadania e representatividade para celebrar a data. 

A ação acontece entre 10h e meio-dia na área de lazer da Rua dos Timbiras, no bairro Cidade Alegria, com “Exposição História de Personalidades Negras”, distribuição de camisetas da Semana da Consciência Negra, além de brincadeiras para as crianças a partir das 10h e uma oficina de capoeira da Associação Raiz Negra às 11h. O evento contará com a presença do cantor Altair Britto.

O dia 19 de novembro não foi escolhido “por um acaso”, visto que o evento acontece no dia que antecede o Dia da Consciência Negra no Brasil. O dia 20 de novembro foi instituído como lei em 2011 e a data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares — que ficava entre Alagoas e Pernambuco, estados pertencentes à região Nordeste. 

Zumbi dos Palmares é considerado como um símbolo de resistência e luta dos escravos no contexto do Brasil colonial. Ele foi morto em 20 de novembro de 1695 após a descoberta do esconderijo onde ficava. 

- É de extrema importância que tenhamos encontros e eventos periódicos que tratam sobre a causa negra no país e no mundo. Estamos prestes a entrar em 2023 e ainda precisamos conviver com o racismo. Por isso, datas como esta são muito importantes para que consigamos, juntos, melhorar as condições em sociedade e precisar lidar cada vez menos com preconceitos. Ainda há muito o que conquistar para atingirmos um mundo ideal e sem racismo, mas são estas atividades que trazem uma representatividade significativa para aqueles que buscam igualdade no meio - explicou Sônia Maria de Freitas, coordenadora de Igualdade Racial de Resende.