Advertisement

Procon-RJ, Operação Foco e ANP lacram bomba que abastecia ar em vez de diesel em operação conjunta na região Noroeste Fluminense

Combustível irregular e produtos vencidos foram alguns dos problemas encontrados

Nesta terça-feira (22/11) os fiscais do Procon-RJ participaram da Operação Foco na Bomba II, em conjunto com a Operação Foco, da Casa Civil,  agentes da ANP e do Comando de Polícia Militar Ambiental, e vistoriaram quatro postos em Santo Antônio de Pádua. Dois postos foram autuados por diversas irregularidades e tiveram seus bicos de combustíveis lacrados. O responsável por um dos postos foi conduzido à delegacia pelo CPAM.

O Posto Comboio, localizado na Estrada Pádua, em Ibitiguaçu, teve os tanques e bicos de etanol e diesel lacrados pelos agentes, que constataram problemas de qualidade nos combustíveis, já que o etanol estava com teor alcoólico abaixo do determinado pela agência reguladora e o diesel apresentava aspecto fora dos padrões, o que gera prejuízos ao consumidor. Irregularidades como ausência de licença de operação ambiental e preços nos produtos, ausência de identificação visual do fornecedor de combustível nas bombas, ausência de livro de reclamações e exemplar do Código de Defesa do Consumidor foram alguns dos problemas encontrados. O responsável pelo posto foi conduzido à delegacia pelos agentes do CPAM.

O Posto Oliveira Padilha localizado na Rodovia RJ 116, km 209, S/N, Aperibé, também apresentou problema grave no abastecimento. Os fiscais constataram que uma das bombas apresentava falhas, e um dos bicos injetava ar em vez de diesel no tanque do consumidor, apesar do visor da bomba de abastecimento continuar funcionando normalmente. Ou seja, o consumidor acreditava estar pagando por combustível, mas pagava pelo ar que entrava no tanque. O posto teve a bomba lacrada pelos fiscais além de ter sido autuado por ausência de preços, produtos vencidos e ausência de cartazes obrigatórios.

O Posto Alpha, localizado à Rua Hamilton de Abreu Leite, S/N, Cosme e Damião, deverá regularizar documentos – licença e alvará –, que estavam vencidos, junto aos órgãos competentes. Já o Posto Genial, localizado na Rodovia RJ 116, S/N, km 207, Peribé, não apresentou problemas.