Advertisement

Hemonúcleo de Barra Mansa precisa de doações de sangue após o feriado


Unidade ressalta que uma doação pode salvar até quatro vidas


O Hemonúcleo de Barra Mansa está convocando a população para ajudar a repor o estoque sanguíneo do município que ficou debilitado após o feriado da Proclamação da República, comemorado na terça-feira, dia 15.
Os tipos sanguíneos que mais precisam ser reabastecidos são o O+ e o AB-. Já os demais estão em nível adequado, porém, ainda necessitam de reposição. De acordo com a coordenadora da unidade, Thaís Mendes, o consumo de bolsa de sangue foi muito maior por conta do feriado "Nesse período aumenta a demanda por bolsas de sangue, ao mesmo tempo em que as doações são interrompidas", informou.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. No caso dos idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a realização da mesma.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. O Hemonúcleo de Barra Mansa está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro.