Advertisement

Destaques na defesa da pauta de baixo carbono recebem Prêmio da Economia Verde

 As mudanças climáticas, provocadas pelas ações humanas, estão entre as questões mais prioritárias do planeta e que mais preocupam autoridades ao redor do mundo. Por isso, é importante estimular soluções que possam induzir e acelerar a transição para um modelo econômico de baixo carbono no Brasil.

 

Nesse sentido, a Frente Parlamentar da Economia Verde concede nesta sexta-feira, 25, na sede da Coopercaps - cooperativa de reciclagem modelo em São Paulo (SP) - o Prêmio da Economia Verde aos 10 profissionais e representantes de organizações que de alguma forma inovaram, motivando iniciativas que favoreçam a agenda ESG.

 

“Valorizar essas ações positivas é fundamental, no sentido de sensibilizar a sociedade sobre o papel de cada um nesse esforço que é de todos. As mudanças climáticas afetam a sociedade global. Já passou da hora de termos mais iniciativas voltadas para a economia circular que possam acelerar a transição brasileira para um modelo econômico verde”, explica o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), presidente da Frente Parlamentar da Economia Verde, que irá entregar o Prêmio aos destaques do ano.

 

Apoio que faz a diferença

Mais de 30 entidades de diversos setores participam e apoiam os trabalhos desenvolvidos pela Frente da Economia Verde no Congresso Nacional, por entenderem que são propostas capazes de orientar o Brasil para uma realidade socioambiental mais responsável. Um exemplo disso é o Projeto de Lei 1817/2022, que prevê vantagens em licitações públicas para estimular ações ESG nas empresas.

A Frente Parlamentar também defende uma Reforma Tributária que considere o impacto ambiental dos bens e serviços produzidos, e o quanto isso pode afetar a competitividade do Brasil e das empresas que operam em território nacional.

 

“O Parlamento deve se envolver e pautar questões centrais que direcionem, num ritmo mais acelerado, a economia brasileira para um modelo de baixo carbono. O papel que a Frente da Economia Verde desempenha é fundamental para alcançarmos esse objetivo. Por isso mesmo que a Abralatas e outras tantas entidades apoiam ativamente esse importante trabalho”, observa o presidente da Abralatas e coordenador das entidades apoiadoras da Frente, Cátilo Cândido.

 

Frente Parlamentar da Economia Verde | A Frente Parlamentar da Economia Verde é um foro democrático multipartidário e multissetorial, que propõe soluções para induzir e acelerar a transição para um modelo econômico de baixo carbono no Brasil. Apoiada por mais de 30 entidades representativas nacionais de diversos setores, contribui ativamente para o avanço e o aperfeiçoamento de matérias legislativas que tratam dessa nova ordem econômico-socioambiental.

 

Confira os 10 ganhadores do Prêmio “Economia Verde 2022":

  • Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do conselho do Bradesco
  • João Pedro Nascimento, presidente da CVM.
  • Gustavo Montezano, presidente do BNDES
  • Alexandre Gaio, presidente da Abrampa
  • Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, desembargadora federal do TRF3
  • André França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente
  • José Valverde Filho, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo
  • Daniela Chiaretti, repórter especial de Meio Ambiente do Valor Econômico
  • Deputado Distrital Rodrigo Delmasso
  • Carioca, presidente da Coopercaps (cooperativa de reciclagem modelo)

Para entrevistas e mais informações: