Advertisement

6º Congresso Brasileiro de Psicologia irá debater os desafios da profissão frente ao Brasil em crise e a pandemia

Mais de 6 mil psicólogos de todo o país estarão reunidos no 6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, durante os dias 11 e 15 de novembro, em São Paulo (SP), para debater os desafios à ciência e à Psicologia no momento em que a profissão completa 60 anos de regulamentação no país.


Nesta edição do Congresso, a crise econômica, cultural, política e ética que assola o Brasil e os efeitos da vivência da pandemia da Covid-19 ocuparão destaque nos debates, ressaltando que não se tratam de duas temáticas isoladas, ao contrário, cumpre compreender os entrelaçamentos entre uma crise arquitetada e seus efeitos no combate tardio, omissão e desigualdade no enfretamento da pandemia.


Organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), o 6º CBP reunirá os mais diversos setores do fazer psi para pensar sobre os problemas que afetam a sociedade, que produzem opressão e sofrimento, assim como as contribuições que a Psicologia pode oferecer na perspectiva de transformações sociais que visem ao bem comum.

“Ao contrário das estratégias hegemônicas, justificadas pelo discurso racista, machista, LGBTQIA+fóbico, anti-pobre, anti-ciência, antieducação, que nos empurram para as saídas individuais, para as rotulações e discriminações de toda ordem, a Psicologia do compromisso social exige o coletivo, o diálogo aberto entre distintos saberes e perspectivas de prática, a escuta e acolhimento do sofrimento humano”, explica Ângela Soligo, Professora da Unicamp, ex-Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia - ABEP e da Secretaria Executiva do CBP.

O Congresso acontece poucos dias depois das eleições no Brasil e fará uma reflexão sobre o futuro do país, com mais esperança, mas sem abrir mão da cautela, mantendo sempre no horizonte, o olhar para a categoria e as profundas necessidades da população.

Atividades científicas

O 6º Congresso já apresenta números impressionantes mesmo antes de sua abertura. São esperados 6.500 participantes, apresentação de 3.166 trabalhos, realização de 47 minicursos e 22 palestrantes convidados, além de atividades culturais e artísticas.

Personalidades da Psicologia nacional e internacional foram convidadas para ministrar conferências; entre elas, destacam-se: Professora Doutora Ana Maria Jacó Vilela (UERJ); Professora PhD Conceição Nogueira (Universidade do Porto - Portugal); Professor Doutor Antonio Virgílio Bittencourt Bastos (UFBA); e Professora Doutora Magda Dimenstein (CNPq).

As atividades que compõem a programação do 6º CBP estão divididas em quatro eixos: História da Psicologia: manutenções e subversões na ciência e na profissão; Psicologia, diversidade e direitos humanos: avanços e desafios para a ciência e profissão; Formação em Psicologia: reflexões e ações para uma formação crítica; O trabalho da psicóloga: práticas profissionais e produção de conhecimento.

 

Abertura
 
A abertura do 6º CBP será na sexta-feira, 11 de novembro, às 17:30 horas, com palestra da Psicóloga e escritora Maria Aparecida Silva Bento (Cida Bento), Conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e membro do Grupo Assessor da ONU Mulheres.

 

Serviço:
6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão (CBP) 60 anos da regulamentação da Psicologia: memórias, crise da democracia e desafios para a ciência e para a profissão

Data: 11 a 15/11/2022

Local: UNINOVE -- Campus Memorial, Av. Dr. Adolpho Pinto, 109 -- Barra Funda, São Paulo -- SP