Advertisement

Feiras livres oferecem variedade de produtos em Barra Mansa

Prefeitura realiza ações para estimular trabalho dos produtores locais

 

Os moradores de Barra Mansa podem, há cerca de 50 anos, encontrar espaços onde são comercializados produtos dos mais variados: as feiras livres. Elas são promovidas graças a um trabalho conjunto das Secretarias de Desenvolvimento Rural, Finanças e Ordem Pública Atualmente o município conta com cinco dessas feiras, realizadas nos seguintes bairros: Centro – Jardim das Preguiças (quartas-feiras); Boa Sorte (quintas-feiras); Saudade (sextas-feiras); Ano Bom (sábados); Vila Nova (domingos).  Todas funcionam das 7h às 13h.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, quem visita as feiras livres pode encontrar produtos como frutas, legumes, hortaliças, pescados, laticínios, embutidos, gastronomia, produtos artesanais, flores, vestuários e eletrônicos.

“A feira representa para os produtores um importante canal de comercialização. Aquele que produz tem a oportunidade de vender diretamente para o cliente final. Isso faz com que ele agregue valor e possa ter um faturamento melhor”, comentou o secretário.

Um ponto importante ressaltado por Beleza é que a Prefeitura vem estimulando o trabalho dos feirantes por meio da padronização das barracas, sobretudo por estarem em locais de grande visibilidade e com comércio forte.

Somente os feirantes cadastrados junto à Prefeitura e com o alvará de funcionamento em dia podem participar das feiras livres. A Secretaria de Ordem Pública, por meio dos fiscais de postura, é responsável por acompanhar a demarcação de espaço e a presença dos feirantes, garantindo que tudo ocorra conforme a lei.

O secretário adiantou também os planos para o futuro das feiras do município. “Pretendemos criar o circuito das feiras orgânicas e reativar a feira noturna. Outra novidade é que vamos preparar um curso de capacitação, com foco em comercialização e boas práticas, para que os feirantes possam desenvolver mais seu potencial de negociação e obter retornos mais significativos por meio de seu trabalho”.

 

CADASTRO

O feirante interessado em se regularizar junto à Prefeitura deve procurar a Secretaria Municipal de Ordem Pública, no Parque da Cidade, onde seu caso será avaliado. Caso esteja apto, ele será encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, no bairro São Luiz, onde é emitido o parecer. Em seguida, ele segue para a Secretaria de Finanças, na sede da Prefeitura, onde ocorre o licenciamento e as devidas taxas. Caso esteja tudo certo, a documentação é liberada em até 30 dias.

O alvará tem validade indeterminada, desde que não haja modificação. Caso o feirante mude o segmento dos produtos expostos, é necessário abrir uma nova solicitação junto à Prefeitura.