Advertisement

Bert Jr., o embaixador escritor, analisa as dinâmicas dos relacionamentos contemporâneos em novo livro

 "Do Incisivo ao Canino" reúne contos com diferentes estilos narrativos para esmiuçar a complexidade das relações humanas

Contos de drama, erotismo, mistério, horror e até narrativas carregadas com a linguagem dos sonhos constróem a coletânea Do Incisivo ao Canino. Retrato inquietante e plural das questões envolvendo a ética dos relacionamentos contemporâneos, o livro é assinado por Bert Jr., escritor, diplomata e embaixador do Brasil na república de Cabo Verde, na África. 

A obra reúne um amplo leque de gêneros e estilos narrativos, com contos que variam de uma atmosfera onírica, a exemplo de Alma e Outros, ao tom de mistério, como em Tutua e Zunzum Quântico. Em Justina, um improvável e sombrio erotismo emerge da relação entre um jovem executivo e sua empregada doméstica.  

Há ainda um sutil contraste quando as tintas de horror afloram no conto A sombra. Outra história marcante é Cães da Praia, que revela como um policial aposentado se converte em um matador de cães. Além desse tom sombrio, uma reflexão das tensões subjacentes à vida matrimonial eclodem de forma imprevisível em Autoral e Entre dentes.  

Já em Programa alimentar e Ana Lógica entram em cena assimetrias de poder e reviravoltas no jogo da sedução, enquanto em Parisiense uma anciã com Alzheimer vagueia pelas ruas de um bairro afluente de São Paulo, guiada por tênues reminiscências. O livro se encerra com Perfil, breve relato de um amor moderno, eivado de virtualidade. 

“O livro apresenta uma mistura um tanto invulgar de divertimento e incômodo, capaz de tirar o leitor de sua zona de conforto. As situações são em sua maioria engraçadas, ou pelo menos divertidas”, explica o autor. “Ao mesmo tempo, os personagens revelam um lado sombrio, que representa aquela dimensão, ou território, que precisamos trazer à luz, e de algum modo enquadrar, para poder viver em sociedade”, completa. 

Aos 18 anos, o talento de Bert Jr. foi reconhecido pela maior premiação literária do Rio Grande do Sul, que escolheu dois de seus poemas como finalistas na categoria Poesia. No júri, estavam Mario Quintana e Lya Luft. Em Do Incisivo ao Canino, o diplomata faz das palavras fonte condutora para analisar e entender o que conecta os seres humanos. 

Ficha técnica 

Título: Do Incisivo ao Canino 
Autor: Bert Jr. 
Editora: Versiprosa 
ISBN/ASIN: 9786599748615  
Páginas: 117 
Preço: R$ 40,00 (impresso) e R$ 20,00 (e-book)  
Onde encontrar: Amazon (impresso), Amazon (e-book) 

Sobre o autor

Bert Jr. é gaúcho de Porto Alegre, onde viveu até os 26 anos. Depois de graduar-se em História pela UFRGS, formou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília. Atualmente, ocupa a posição de embaixador do Brasil na república de Cabo Verde, na África. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Estreou na ficção em 2020, com Fict-Essays e contos mais leves. Em 2021, publicou o seu primeiro livro solo de poesia “Eu canto o ípsilon E mais”. Acaba de lançar um segundo volume de contos “Do Incisivo ao Canino (ed. Versiprosa)”.  Também já se encontra em pré-venda o novo livro de poesia "Nevoandeiro”, pela editora Kotter. Seus planos para novos trabalhos incluem um terceiro livro de contos, um romance e um volume de poemas breves e frases inspiradoras. 

Redes sociais do autor