Advertisement

Samuca recebe reclamações de eleitores sobre transporte público

Candidato a deputado federal ouve de moradores diversos pedidos de projetos voltados para melhoria do transporte público e diz que subsídios para empresas de ônibus precisam de critérios e transparência

 
Samuca Silva, candidato a deputado federal pelo UNIÃO BRASIL e ex-prefeito de Volta Redonda, tem recebido, por onde passa, críticas ao sistema de transporte público. E o apelo por ajuda na melhoria do sistema é uma constante em praticamente todas as atividades que envolvem conversas com eleitores e a população.

Ônibus sucateados e velhos, atrasos de horários, falta de linhas suficientes para atender as necessidades da população, falta de veículos, são os problemas mais apontados pelas pessoas durante as abordagens feitas ao candidato a deputado federal. 

"O transporte público oferecido hoje em dia aos cidadãos, na maioria das cidades, é deficitário e não atende as necessidades do trabalhador, do estudante e muito menos do desempregado. São ônibus velhos, que quebram sempre, desconfortáveis, sem ar condicionado. Os horários são sempre descumpridos e o cidadão desrespeitado", comentou Samuca.

Nas conversas, muitos lembram do projeto do ônibus elétrico, implantado por Samuca em Volta Redonda, como uma tentativa de sucesso em modernizar o sistema e oferecer uma opção de transporte público de qualidade à disposição dos cidadãos. O ex-prefeito tem apresentado a proposta de buscar recursos para implantar ônibus elétrico interligando cidades da região.

"Nossa experiência com o Tarifa Comercial Zero em Volta Redonda, mostra que é possível investir em um sistema de ônibus gratuito circulando nos centros das cidades. O objetivo, como deputado federal, é interligar as cidades, fomentar a economia regional e gerar economia aos consumidores e trabalhadores", destacou Samuca.

LICITAÇÃO: Durante caminhada por Volta Redonda, na quinta e sexta-feira, o candidato Samuca, também falou com moradores sobre os subsídios que a prefeitura da cidade irá destinar aos cofres das empresas de ônibus que atuam na cidade, sem que tenham sido licitadas para a exploração dos serviços. 

"Não é possível aceitar que tirem dinheiro da saúde, da educação, da infraestrutura, para cobrir má gestão de empresas, que não conseguem prestar o serviço a qual se propõem, ainda mais sem terem passado por uma licitação. Isso é ilegal e um absurdo. Como deputado, quero propor uma lei obrigando que serviços de transporte público coletivo sejam prestados por empresas privadas, somente por licitação e por tempo determinado", comentou Samuca, lembrando que, quando prefeito, enfrentou as empresas na Justiça para fazer a primeira licitação de ônibus de Volta Redonda.

"Eu enfrentei o sistema para defender o direito da população de ter um transporte digno e de qualidade. Não autorizei nenhum aumento de passagem e exigi que colocassem frota nova nas linhas. E abri o edital para a primeira licitação de ônibus da cidade. Infelizmente o lobby das empresas é muito poderoso e fomos obrigados a ir para a justiça. Eu sei das dificuldades relacionadas aos ônibus nas cidades e quero ajudar a resolver esse problema em conjunto com as prefeituras", finalizou o candidato a deputado federal.