Advertisement

Congresso da Amperj vai debater a Era Digital no MP fluminense

 

Os Desafios do Ministério Público Fluminense na Era Digital será o tema central do Congresso Estadual da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj), em 15 e 16 de setembro, no Hotel Fairmont, em Copacabana. Os debates serão mediados por promotores e procuradores de Justiça do MPRJ, que vão apresentar casos concretos para serem discutidos pelos participantes.

 

O objetivo foi estabelecer um formato mais dinâmico e que permite a troca de experiências. A Comissão Científica escolheu temas atuais, abordando novas tecnologias, proteção de dados, provas digitais, violação dos direitos de crianças e adolescentes na internet e violência doméstica contra as mulheres.

 

Para o presidente da Amperj, Cláudio Henrique Viana, “será um momento importante de reflexão, de diálogo e também de amadurecimento sobre a atuação do Ministério Público em áreas prioritárias”. No evento, serão realizadas as reuniões do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), entidade que reúne 16 mil promotores e procuradores de Justiça de todo país, e do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP), onde serão eleitos os novos dirigentes.

 

A palestra inaugural será proferida pelo jornalista e escritor Caco Barcellos, sobre “Reportagem como Ferramenta de Combate a Fake News”. Já a palestra de encerramento ficará a cargo do jornalista, apresentador, ator, roteirista, diretor e escritor Marcelo Tas, que falará sobre “A Ética e o Comportamento Seguro na Era Digital”.

 

Na sexta-feira (16), também haverá debates com a participação de membros do MPRJ e de especialistas nos temas sobre combustíveis, sonegação fiscal e organizações criminosas, desburocratização das micro e pequenas empresas e o novo marco legal do saneamento.

 

Confira a programação completa neste link