Um projeto piloto do Banco do Brasil para modernização da gestão pública, centrado em conceitos autossustentáveis, foi apresentado nesta quinta-feira (01/09) pela instituição à Prefeitura de Itatiaia. O Banco manifestou sua disposição em financiar a proposta em suas várias etapas, desde a construção de um novo Centro Administrativo, a modernização estrutural até a adequação da obra, que seria baseada na estratégia ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” - em português algo similar a Ambiental, Social e Governança”.  

A ideia do Banco do Brasil para o novo Centro Administrativo contempla práticas ambientalmente corretas como, por exemplo, o reuso da água e a utilização de energia fotovoltáica. Para Marcelo Mello, gerente regional para o Setor Público da instituição, que apresentou o projeto ao Secretário de Governo, Ernane Dias, a proposta da edificação atende a vocação de Itatiaia, sede do primeiro Parque Nacional do país, de preservação do meio ambiente.  

Dentre as vantagens do projeto de uma nova sede administrativa, segundo o representante do Banco do Brasil, está a centralização em um só local dos principais serviços municipais, proporcionando maior qualidade de trabalho, economia ao erário e maior eficiência na prestação de serviços ao cidadão.  

O Secretário de Governo, Ernane Dias, ressaltou que a instalação de fábricas no território do município e no seu entorno, ocasiona um constante crescimento populacional, com consequente aumento na demanda do cidadão por qualidade nos serviços públicos. Vale destacar que a região das Agulhas Negras abriga um Cluster automotivo que reúne, entre montadores e fornecedores, mais de 20 empresas, sendo o segundo polo automobilístico do País.  

Segundo ele, propostas que tenham como foco a melhoria nos serviços prestados aos moradores e a modernização da gestão pública são sempre bem-vindas. “Há diversos aspectos que a gestão municipal precisa avaliar num projeto como este e vamos iniciar a análise da proposta, para verificar sua viabilidade”, disse.  

,