Advertisement

17 de setembro: Dia Mundial da Segurança do Paciente alerta para medicação sem danos

Data aborda a importância de conscientizar profissionais de saúde e pacientes sobre a necessidade de práticas de segurança em relação ao uso seguro de medicamentos
 

São Paulo, setembro de 2022 - Em 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)1 para conscientizar a população em geral, além de todos aqueles que atuam nos serviços de saúde, sobre a importância de adotar práticas que reduzam os danos evitáveis aos pacientes.
 

De acordo com a gerente de Segurança do Paciente e Serviço de atendimento ao Consumidor da Boehringer Ingelheim do Brasil, Lara Rodrigues, além da conscientização, o tema da campanha desse ano 'Medicação sem danos'1, busca engajar os principais stakeholders e parceiros de saúde para a redução nos danos graves e evitáveis relacionados a medicamentos, além de empoderar pacientes e cuidadores a serem participantes ativos do uso seguro de medicamentos. “Com o estabelecimento de métodos mais seguros e eficientes em cada etapa do processo de medicação -- prescrição, distribuição, administração, monitoramento e utilização -- é possível reduzir as deficiências nos sistemas de cuidados em saúde, evitando práticas inseguras no uso de medicamentos”.
 

Globalmente, o custo associado com erros de medicação é estimado em mais de 42 bilhões de dólares a cada ano1. Revisões sistemáticas mostram que de 5 a 8% das internações hospitalares estão relacionadas a eventos adversos, e tem como consequências o prolongamento dessas hospitalizações, utilização de recursos adicionais, absenteísmo no trabalho e redução da satisfação do paciente, além de consumir parcela substancial de recursos de saúde para sua resolução2.
 

Ainda de acordo com o Institute of Medicine dos Estados Unidos, estima-se que, em média, um paciente hospitalizado esteja sujeito a um erro de medicação por dia. Essas ocorrências são a principal causa de eventos adversos e uma das principais causas de danos evitáveis. Por isso, devem ser vistos como prioridade para intervenções nos diferentes processos, de forma a minimizá-los, visando a segurança do paciente2.
 

Em paralelo, há problema do uso incorreto de medicamentos, que é agravado no Brasil, pelos altos índices de automedicação (pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Farmácia apontou que mais de 75% da população é adepta da automedicação)3. “Por isso é importante que todas as pessoas -- pacientes, cuidadores e profissionais de saúde -- estejam atentos ao uso adequado e à segurança dos medicamentos. Ler a bula, seguir a prescrição orientada pelo médico, armazenar adequadamente, são algumas das medidas que todos devemos tomar”, afirma Lara Rodrigues.
 

O segmento farmacêutico, por sua vez, é atualmente regulamentado com o objetivo de que a aprovação de medicamentos seja feita com base em programas de desenvolvimento científico robustos, que comprovem sua segurança e eficácia, e pautados pelos mais elevados padrões. Ainda assim, mesmo após a aprovação de um medicamento para comercialização, é necessário monitorar a relação benefício/risco dos medicamentos, seja pelo surgimento de eventos adversos novos (ou com frequência diferente daquela previamente conhecida), pelo aprendizado quanto à melhor forma de utilizá-lo ou até mesmo pela identificação de benefícios inesperados para os pacientes4.
 

Por isso, a segurança do paciente é responsabilidade de todos. A Boehringer Ingelheim Brasil investe na segurança/ dos pacientes e busca um diálogo cada vez mais aberto com profissionais de saúde e sociedade, para que se construa um caminho cada vez mais sólido para o uso seguro dos medicamentos.
 

Sobre a Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim está entre as 20 principais farmacêuticas do mundo e é a maior de capital fechado, com cerca de 52 mil funcionários que atuam em mais de 130 mercados em três áreas de negócios: Saúde Humana, Saúde Animal e fabricação de biofármacos. Sua atuação é direcionada para terapias inovadoras que transformam vidas, hoje e para as próximas gerações. Como uma empresa biofarmacêutica líder em pesquisa, a Boehringer Ingelheim cria valor por meio da inovação em áreas com altas necessidades médicas não atendidas. Em 2021, obteve vendas líquidas de 20,6 bilhões de euros e investiu 4,1 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento, aproximadamente 20% das vendas líquidas. No Brasil desde 1953, a companhia atua em todo o território nacional e está instalada no estado de São Paulo, com escritório na capital e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Pelo sexto ano consecutivo, a empresa foi reconhecida pela certificação Top Employers, que elege as melhores empregadoras do mundo por suas iniciativas de recursos humanos.

 

Referências:

1-World Health Organization. World Patient Safety Day. Disponível em Link. Acesso em julho de 2022.

2- Farmacovigilância: Gerenciamento de risco de terapia medicamentosa para a segurança do paciente”. Capucho, Helaine Carneiro - Carvalho, Felipe Dias - Cassiani, Silvia Helena De Bortoli. São Paulo; Yendis Editora; 2011. ISBN: 9788577282319

3- Conselho Federal de Farmácia do Estado de São Paulo. Pesquisa aponta que 77% dos brasileiros têm o hábito de se automedicar. Disponível em: Link. Acesso em julho de 2022.
4- O que é farmacovigilância. Anvisa. Disponível em: Link Acesso em julho de 2022.