Advertisement

Travessa terá bate-papo e sessão de autógrafo com Natalia Pasternak e Carlos Orsi

 

Durante este mês de julho, a doutora em microbiologia e divulgadora de ciência Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), retorna ao Brasil para o lançamento tardio de seus mais recentes livros, escritos em coautoria com o seu marido, o escritor e jornalista Carlos Orsi, editor da Revista Questão de Ciência.

 

No dia 27, o casal protagonizará um bate-papo, seguido de sessão de autógrafos conjunta, na Livraria da Travessa do Leblon, sobre os livros: Contra a Realidade: A negação da ciência, suas causas e consequências, obra editada e publicada pela Papirus 7 Mares, que organiza o evento; e Ciência no cotidiano: viva a razão. Abaixo a ignorância!, vencedor do Prêmio Jabuti de 2021 na categoria Ciência, lançado pela Editora Contexto.

 

A roda de conversa, que discutirá temas dos livros e o papel dos divulgadores científicos em meio a um cenário de crescente desinformação, será mediada pela jornalista de ciência e doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp Sabine Righetti.

 

Ambos os livros começaram a ser comercializados durante a pandemia de covid-19, o que inviabilizou a realização de eventos presenciais de lançamento. Também nesse período, em meados de 2021, Natalia e Carlos mudaram-se para Nova York, depois que ela passou a atuar como professora visitante e pesquisadora do departamento de Ciência e Sociedade da Columbia University, a convite de um dos maiores divulgadores de ciência da atualidade: o professor e ex-presidente do departamento de Ciências Biológicas da Columbia University Stuart Firestein.

 

Durante sua viagem ao Brasil, Natalia participará de uma série de eventos, alguns deles em companhia do professor Firestein, que também estará no país entre o final de julho e início de agosto. É o caso do Fronteiras do Pensamento, que contará com a participação presencial da dupla em edições em São Paulo, no dia 08 de agosto, e em Porto Alegre, no dia 10.

 

Sessão de autógrafos Rio de Janeiro

Data: 27 de julho, às 19 horas

Local: Livraria da Travessa (Shopping Leblon, Av. Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205A)