Advertisement

Pré-implantação de embriões é um dos destaques da Igenomix na ESHRE 2022, maior evento europeu de Medicina Reprodutiva

No congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE 2022), de 3 a 6 de julho, a Igenomix abordará avanços que aumentam as chances de sucesso com fertilização in vitro, como o teste de pré-implantação de embriões

O futuro do teste genético que permite analisar, com base na genética e epigenética, os embriões antes que eles sejam implantados no útero materno. Uma abordagem que aumenta a chance de sucesso com a fertilização in vitro (FIV), propiciando assim gravidez, gestação bem sucedida e nascimento de bebês saudáveis. Este é um dos temas que a Igenomix, laboratório multinacional de biotecnologia e referência mundial em medicina reprodutiva, levará para o congresso anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE 2022), maior evento europeu da área que, ao lado do encontro anual da ASRM, da sociedade americana, é também o mais importante do mundo.

De 3 a 6 de julho, em Milão, na Itália, a ESHRE 2022 volta a ser um evento presencial, tendo este ano uma configuração híbrida (o programa científico poderá ser acompanhado online, por meio de plataforma virtual dedicada). A participação da Igenomix na programação oficial do evento começa na segunda (3), com apresentação do cientista Carlos Simón, fundador e diretor da Fundação Igenomix. Respectivamente, que abordará o teste genético pré-implantacional de embriões.

Avanço que aumenta chance de gravidez saudável com FIV

teste genético pré-implantacional para aneuploidia (PGT-A) permite identificar alterações cromossômicas antes que o embrião seja transferido para o útero materno e, com isso, propicia decisões informadas e aumenta as chances de sucesso da gravidez por ciclo de tratamento de fertilização in vitro.

“Esta avaliação permite identificar uma aneuploidia, que é quando não há os 46 cromossomos (23 pares) e sim um aumento ou diminuição deste número. Além de aumentar o risco de infertilidade e abortos, a aneuploidia cromossômica aumenta também o risco de o bebê nascer com síndrome de Down ou trissomia 21, síndrome de Turner, síndrome de Klinefelter, dentre outras condições. Implantar um embrião sabidamente saudável, aumenta as chances de gravidez, assim como de gestação e bebê saudável”, explica o geneticista molecular, Bruno Coprerski, diretor do Laboratório de Fertilização In Vitro da Igenomix Brasil.

Síndrome de Asherman e outros temas da Igenomix

Na sessão sobre Abordagens inovadoras para estudo da reprodução humana, o cientista Xavier Santamaría falará sobre um estudo em realização com cientistas da Igenomix, referente à contribuição do sequenciamento de RNA de célula única em revelar como a inflamação crônica no endométrio leva ao desenvolvimento da doença. A síndrome de Asherman é uma doença causada por aderências no interior do útero, também chamadas de sinequias. Estas aderências dificultam ou, até mesmo, impedem a implantação do embrião. Com isso, mesmo quando há gestação, o embrião pode não se fixar no útero, resultado em aborto espontâneo.

Em sessões de poster, a Igenomix levará também ao evento os temas: teste não invasivo de embriologia de aneuploidia comparado com a seleção morfológica convencional de pacientes de bom prognóstico; precisão do teste pré-natal rápido por análise de 24 cromossomos, usando o sequenciamento de nova geração (NGS)alta concordância do DNA livre de células embrionárias com a massa celular interna: impacto da qualidade do blastocisto, idade do paciente e modo de fertilização e um estudo também sobre a validade clínica aprimorada do teste genético pré-implantação para aneuploidia (PGT-A) usando um fluxo de trabalho de sequenciamento de nova geração para detecção simultânea de aneuploidia, ploidia e microdeleções patogênicas comuns.  

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em https://www.eshre.eu/ESHRE2022.

Sobre a Igenomix – A Igenomix é um laboratório de biotecnologia que ajuda no sucesso dos tratamentos de Reprodução Assistida, diagnóstico e prevenção de Doenças Genéticas. Juntamente com clínicas e médicos em todo o mundo, investiga como a medicina de precisão, por meio da genômica, pode salvar vidas. Atuante em mais de 80 países, conta com 25 laboratórios genéticos. Com quase 500 publicações científicas e seis patentes, é um importante produtor de ciência em saúde reprodutiva e genética.