Advertisement

Como ficam os estudos durante as férias?

 As férias escolares são muito esperadas pelos estudantes, pois os que frequentam escolas e cursos presenciais não precisam ir às aulas e têm mais tempo livre por estarem longe da escola. Mas e os alunos que se preparam para as provas como o Enem e Vestibulares por meio de cursos online?

 

Para os que estudam pela internet, é mais importante ainda ter disciplina e não se “desligar totalmente” das aulas virtuais, para não prejudicar o plano de estudos. No entanto, julho é um mês de férias escolares, e é um período escolhido por muitas famílias para viajar. Sendo assim, é importante saber conciliar o tempo dedicado às aulas e aos conteúdos online com períodos de descanso, ainda que curtos.
 

O Professor de História da Plataforma Professor Ferretto, Pedro Renno, comenta: "É necessário, sim, reservar um tempo para o lazer e o descanso nessa época. O estudante pode reduzir sua carga de estudo, o mais importante é a qualidade do tempo dedicado, a produtividade, e não o número de horas. A motivação do aluno nasce de saber que o pouco que é estudado, é um avanço no aprendizado”, avalia.
 

Para o docente, o principal é não perder o foco nos estudos. “É válido refazer alguns exercícios para testar como está o conhecimento sobre os conteúdos, assim é possível saber se o aluno lembra de grande parte ou já se esqueceu. Caso não acerte os exercícios ou tenha muita dificuldade para resolver, revisar os conteúdos em questão é uma boa estratégia”, ensina o professor de Literatura Alencar Schueroff, da Plataforma Professor Ferretto.
 

Já o professor de Química Michel Arthaud, da mesma plataforma, sugere que aqueles que se dedicaram durante o primeiro semestre devem descansar alguns dias para recuperar as energias. “Não precisa ficar com ‘dor na consciência’, essa pausa vai possibilitar um melhor rendimento na maratona final. Após o merecido descanso, devem ser feitas revisões dos conteúdos já vistos. Dê preferência a questões no estilo do Vestibular que vai prestar. Uma agenda com metas para o segundo semestre é importante, pois facilita a tomada de decisões quando a prova estiver próxima”, recomenda ele.
 

Confira dicas dos 3 professores para não “largar mão” dos estudos nas férias:
 

Estabeleça metas
Uma das soluções para manter o que foi aprendido “fresco” na memória é definir metas de avanço. “Ter objetivos é importante em qualquer situação, tanto no período de férias quanto de aulas. Assim, os alunos vão percebendo sua evolução e suas dificuldades, e conseguem ter um controle para ser mais eficaz nos estudos”, afirma Renno.
 

Não procrastine

O maior erro é confundir férias com procrastinação. É recomendado reduzir, ir com mais calma, pois uma mente tranquila consegue ir mais longe. “É preciso estudar, mas também garantir algum tempo livre para fazer o que gosta. Assista a uma série, vá para as redes sociais, faça o que te dá prazer, mas não deixe de pontuar seus atuais objetivos e de estudar, mesmo que seja menos nas férias”, acrescenta Renno.
 

Saiba priorizar as disciplinas

Muitos alunos ficam em dúvida se devem focar nas matérias que têm mais dificuldade ou facilidade. “Não acho uma boa ideia focar apenas nas disciplinas que se tem mais dificuldade, os alunos vão encontrar várias áreas nas provas, e se focarem 80% apenas naquilo que tem mais dificuldade e não derem atenção para aquilo que tem mais facilidade, podem ter problemas na hora de resolver as questões de uma prova. Por isso, deve-se evitar “esfriar” em alguns assuntos”, diz.
 

Faça revisões frequentes

Revisar os conteúdos é uma boa forma de estudar, pois isso ajuda o aluno a relembrar os tópicos da disciplinas, tendo ele afinidade ou não com a matéria. “A revisão dos conteúdos estudados vale muito a penamas não se pode esquecer que isso não é pegar o conteúdo do zero, e sim relembrar aquilo que já foi visto anteriormente. Por isso, é preciso ter calma e não se desesperar. Indico que o aluno revise alguns conteúdos de cada disciplina todos os dias, ou, se não for possível, ao menos em dias alternados”, finaliza o professor Alencar.
 

Sobre a Plataforma Professor Ferretto - A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 50 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 11 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.