Advertisement

PREFEITURA DE RESENDE REALIZA MAIS UMA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL

Imunização desta fase ocorrerá entre 9h e 16h deste sábado, dia 11 de junho, em sete postos fixos 


Os cuidados com a saúde animal continuam ganhando atenção da da Prefeitura de Resende. A gestão municipal, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue com a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Neste sábado, dia 11 de junho, entre 9h e 16h, acontecerá mais uma etapa de imunização contra a raiva em cães e gatos em sete polos fixos estratégicos na cidade.    

Neste sábado, dia 11, a vacinação ocorrerá nos seguintes polos:  Posto de Saúde Cidade Alegria (atendendo Cidade Alegria, Mirante das Agulhas, Morada da Colina, Boa Vista I e II e Casa da Lua), Posto de Saúde Baixada Olaria, Posto de Saúde Itapuca, Posto de Saúde Nova Alegria (atendendo Nova Alegria e Vila Alegria), Posto de Saúde Jardim Alegria (atendendo Jardim Alegria e Jardim Beira Rio), Clínica da Família (Morada da Montanha, Mirante da Serra e Jardim Aliança I e II) e Posto de Saúde Jardim Primavera (Jardim Primavera, Toyota, Vila Isabel e Morada do Contorno). Em todos os locais, o horário é o mesmo.  

- É um gesto de amor e cuidado com a saúde animal, além de também ser uma questão de saúde pública. A raiva é uma doença infecciosa cuja principal ação de combate é a vacinação.  Também é importante estar atento às condições em que os animais serão levados aos postos, com guias e coleiras. Com a alta adesão decorrente da conscientização da população, vamos deixar nossos animais livres desse risco à saúde - explicou o diretor do Hospital Veterinário, Felipe Quinane.  

Para outras informações, os interessados podem entrar em contato com o CCZ pelo telefone. O número é o (24)33609690 ou pelo (24)33819802. 

Com o objetivo de evitar transtornos nos arredores dos postos, de acordo com recomendações do CCZ, os animais devem ser devidamente conduzidos com guias e coleiras correspondentes aos seus portes. Os animais mais ferozes devem ser levados com focinheiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas ou gaiolas, visando coibir fugas e ataques de outros animais. Todas as medidas de segurança sanitária por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) também devem ser respeitadas, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Preferencialmente, o animal deve ser levado por uma pessoa, visando evitar aglomerações.  

Fique ligado à imunização  

O CCZ orienta que todos os pets devem ser levados aos postos de vacinação, respeitando o prazo de validade da vacina, que é de um ano. O condutor do animal deve ser maior de 18 anos de idade e estar munido com o documento de identidade. Vale frisar que não estão aptos para a imunização: as fêmeas prenhas ou que estejam amamentando; e os animais que apresentem alguma enfermidade ou em tratamento com medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos.   

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite com letalidade de aproximadamente 100%. Por uma questão de Saúde Pública, devemos reforçar a vacinação no município. No início deste mês, foi diagnosticado um caso de raiva no Estado do Rio de Janeiro, após mais de 20 anos. O cachorro era de Duque de Caxias”, explica o diretor Bruno Marins.   

Ainda segundo o CCZ, a população canina do município é estimada em 14 mil cães, enquanto a felina é 2,5 mil. A expectativa é de que sejam vacinados contra a raiva mais de 12 mil cães e 2,4 mil gatos. Em 2020, foram imunizados contra a doença 4.139 animais, devido às mudanças provocadas durante a pandemia do novo coronavírus no cenário nacional, além do aguardo pela liberação das vacinas por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro.