Advertisement

Parceria abre espaço para apenados do semiaberto no mercado de trabalho

Detentos do regime semiaberto da unidade penitenciária Inspetor Luís Fernandes Bandeira Duarte, que fica no distrito de Bulhões, em Resende, deverão ser utilizados na prestação de serviços à Prefeitura de Itatiaia. A medida faz parte de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado pelo Ministério Público com a Prefeitura, em 2019, em que a administração municipal se comprometeu a usar mão-de-obra prisional em serviços de manutenção e revitalização em 10 unidades escolares e nove da área de saúde. Inicialmente deve haver o aproveitamento de 25 apenados.  

Um encontro nesta segunda-feira (09/05), para debater o assunto, reuniu o prefeito Irineu Nogueira, a Procuradora Geral do Município, Manoela Gambardella; o presidente da Fundação Santa Cabrini, Helton Yomura; o presidente da Fundação Leão XIII, Gerson Oliveira dos Anjos Juniore o diretor da instituição prisional, Eliel Ogawa.  

O presidente da Fundação Santa Cabrini, Helton Yomura, avaliou como positivo o encontro e elogiou a disposição da atual gestão em apoiar a ressocialização de apenados. “Nossa expectativa é de que não só ocorra a retomada desta parceria como possamos repactuar a relação e ampliá-la, se possível”, disse.    

O diretor da Cadeia Pública de Resende, Eliel Ogawa, lembrou que os presos do regime semiaberto podem sair no início da manhã para trabalharem e retornarem ao final da tarde, para dormir no local. Segundo ele, atualmente 450 detentos cumprem pena na unidade.