Advertisement

Projeto Pedro Cantalice EntreCordas que acontecerá no Sesc Barra Mansa no próximo dia 13 de maio às 19h.

Serviço:

Show Pedro Cantalice EntreCordas

Local: Sesc Barra Mansa

Horário: 19h

Ingressos:

R$ 10,00 (inteira)

R$ 5,00 (meia entrada em casos previstos por lei, professores e classe artística com documento comprobatório)
Gratuito (credencial plena, crianças e jovens até 16 anos e PCG



Após o show haverá um bate-papo com os músicos



O projeto Pedro Cantalice Entre Cordas tem como um dos pontos de partida para sua existência a multiplicidade e a diversidade presente na música brasileira. Com uma formação instrumental diferente, quiçá inédita, composta por violoncelo, cavaquinho e violão, tem como proposta experimentar e construir diferentes sonoridades a partir dos instrumentos/instrumentistas e suas trajetórias. Com um repertório que não se limita às polarizações pré-estabelecidas como música popular ou música de concerto, o trio instrumental passeia por obras autorais e obras consagradas da música brasileira em variadas estéticas, com arranjos inéditos buscando novos olhares e sons para a música instrumental. 

O trio instrumental formado por Pedro Cantalice - cavaquinho, Thalia Martins – violoncelo e Gabriel Sampaio Rocha - violão, apresentará um recital com duração média de 50 minutos, com falas informativas entre as músicas. Recentemente Pedro Cantalice EntreCordas foi selecionado para compor a programação do SESC Pulsar 2022, onde realizará apresentações por unidades do SESC do Rio de Janeiro, da sala Mário Tavares, através do edital de ocupação, também foi contemplado com o prêmio Cultura nas Redes 2, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.


Pedro Cantalice 

Cavaquinho 

Bacharel em cavaquinho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2018) e mestre em música pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música – PROMUS da UFRJ (2021). Músico atuante na cena carioca, tem experiência com música popular e música de câmara. Entre os anos de 2012 e 2019 excursionou por países como Argentina, Portugal e França realizando palestras e apresentações sobre a música popular brasileira. É coprodutor dos CDs “Siqueira Entre Nós” (2013), e “Siqueira 80 anos (2017). Foi produtor e diretor musical do espetáculo “Mestres do Choro do Subúrbio Carioca”, uma homenagem dos Mestres Siqueira, Joel Nascimento e Josias Nunes ao gênio Pixinguinha, realizado na Unidade SESC Ramos (2019). Em janeiro de 2020 recebeu o diploma Waldir Azevedo de excelência no Choro pelo Instituto Waldir Azevedo em Conservatória-RJ. Atualmente coordena a pesquisa “Memória do Cavaquinho Brasileiro” que objetiva a propagação de conhecimentos a respeito do instrumento no Brasil e no mundo. Principais apresentações artísticas: • Mostra Sesc Cariri de Culturas, projeto "Siqueira entre Nós" (CE). Novembro 2013. • Clube do Choro de Lisboa, projeto "Siqueira entre Nós" (Lisboa - PT) - Janeiro 2014. • Sesc Ceará, Pedro Cantalice Instrumental (CE) - Junho 2014. • Club du Choro de Paris, "Siqueira entre Nós" (Paris - FR) - Março 2015. • Festival Sesc de Inverno - Petrópolis - Apresentação Turíbio Santos no Sesc Quintandinha (RJ). Julho 2015. • Conservatório Brasileiro de Música- Apresentação "A pioneira Chiquinha Gonzaga" (RJ). Outubro 2015. • Mosaico Sonoro: Homenagem a Francisco Mignone - Escola de Música da UFRJ (RJ). Agosto 2016. • Festival Vale do Café, "Trajeto do violão no Brasil" - Uaná Etê Jardim Ecológico, RJ - 2018 • Festival Vale do Café - Show "Cavaquinho no Samba e no Choro"- Julho de 2019 

Gabriel Sampaio Rocha 

Violão 

Profissão: Professor/Músico Contato: gabrielsrocha@gmail.com Estudou violão com Carlos Massetti Pereira e Graça Alan (UFRJ-bacharelado), além de ter participado de masterclasses com grandes concertistas como Marcus Llerena, Turíbio Santos, Ulisses Rocha, Eduardo Fernández, Michael Newman e Laura Oltman. Participou, como aluno, em diversas edições do Festival Vale do Café, e estudou música antiga com William Carter (Palladian Ensemble – Alaúde, teorba e guitarra barroca) na Oficina de Música de Curitiba. Em 2018, tocou ao lado de Roberto Velasco e Mário da Silva, junto ao Coletivo Imprevistos, sob direção de Rocio Infante. Também teve destaque na série Talentos da UFRJ, concerto no Espaço Guiomar Novaes, anexo à Sala Cecília Meireles. No Centro da Música Carioca Artur da Távola, se apresentou na série Clássicos Domingos e no Sarau da AVRIO. Formação • Pós-graduação em musicoterapia - Conservatório Brasileiro de Música • Bacharelado em música, violão - UFRJ • Licenciatura em música - UBM • Técnico em música - Conservatório Brasileiro de Música 

Thalia Martins 

Violoncelo 

Profissão: Professora/Musicista Contato: thaliamartinsrj@gmail.com Natural do Rio de Janeiro, iniciou os estudos musicais aos 12 anos de idade na Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), onde atualmente é professora de violoncelo no núcleo de Rio das Pedras, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro. Estudou na Escola de Música Villa-Lobos, participou dos Festival da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Festival Vale do Café, na cidade de Vassouras nos anos de 2013 e 2015. Em sua trajetória teve aulas com diversos professores, dentre eles estão: Jefferson Rocha, Fábio Almeida, Murillo Gandine, Flávia Chagas e Thais Ferreira. Atua no ambiente da Música de Concerto integrando formações orquestrais e grupos de câmara. Dos grupos que participou estão a Orquestra Villa Lobos e as Crianças e o grupo de câmara Ensemble Carioca. Atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de janeiro, atuando sob a batuta de renomados maestros, nas mais importantes salas e palcos da cidade como: Cidade das Artes, Sala Cecília Meireles, Casa Museu Eva Klabin, Casa Firjan, Centro Cultural do Banco do Brasil e Theatro Municipal do RJ. No ano de 2021 ingressou no curso superior de licenciatura em música na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).