Advertisement

Secretaria de Saúde de Barra Mansa faz o lançamento do projeto ‘+Ação, +Saúde, 50+’

Objetivo é promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas do município

 

 A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-ab) e da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan), em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), realizou nesta quinta-feira, 10, o lançamento do projeto ‘+Ação, +Saúde, 50+’. O objetivo da ação é promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas do município. A vice-prefeita Fátima Lima participou da atividade, realizada no Parque Centenário (Jardim das Preguiças), no Centro.

 

O gerente pedagógico da SMJEL, Fábio Leal, falou sobre os serviços que estão sendo proporcionados pelo projeto, que visa promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com idade acima dos 50 anos.

 

“Nossas equipes contam com nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros profissionais para a implantação de ações de promoção da saúde e prevenção dos excessos. Todo mês teremos um evento, alguma ação diferente relacionada à saúde, para ajudarmos a população”, destacou.

 

Prevenção contra doenças

 

A coordenadora do Nasf, Maiara de Oliveira, disse que a intenção é levar atenção básica para as pessoas, especificamente as desta faixa etária, que demandam maior cuidado. “A união entre as secretarias faz com que consigamos disponibilizar os nossos serviços com mais eficiência, diminuindo o  tempo de espera de atendimento nas unidades de saúde dos bairros”, revelou Maiara.

 

A coordenadora da Atan, Jilliane Resende, também destacou que o trabalho auxilia na prevenção contra diversas doenças entre os idosos. “Nosso objetivo é alertar e cuidar da saúde, principalmente em relação ao sobrepeso e obesidade, hipertensão, diabetes das pessoas com 50 anos ou mais. Com isso, criamos uma linha de cuidado para eles, com a ajuda multidisciplinar onde todos os profissionais estão empenhados nesse acompanhamento”.

 

A vice-prefeita Fátima Lima, que também é a madrinha do projeto e esteve presente no lançamento, destacou a importância do ‘+ Saúde, + Ação, 50+’. “Esta é a demonstração do quanto o governo se preocupa com o bem-estar da nossa população. Creio que as ações desenvolvidas trarão benefícios imensos à saúde dos usuários. Prevenção é cuidado”, afirmou Fátima.