Advertisement

Assistência Social de Barra Mansa inaugura novas instalações do Centro POP Casa da Gente

 

Iniciativa ampliou o número de atendimento de 30 para 80 pessoas por dia, além de facilitar o acesso à rede de serviços municipais, como a UPA e o CPAs AD

 

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, e o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, J.Chagas, entregaram oficialmente na tarde desta quinta-feira, 10, as novas instalações do Centro POP Casa da Gente. A unidade já está em funcionamento há cerca de uma semana no novo endereço, na Rua Oscar da Silva Marins, anexa à Secretaria de Assistência, ofertando serviços médicos e psicossociais à população em situação de rua.

 

Participaram da solenidade o promotor da Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva do município, Leonardo Kataoka, o presidente da Câmara Legislativa, vereador Luiz Furlani, o subsecretário de Ordem Pública, William Pereira, e alguns assistidos da unidade.

 

Em seu discurso, Fátima Lima destacou que os profissionais que atuam na Secretaria lutam pelas garantias de direitos fundamentais. “São pessoas que gostam de gente, independente da situação em que se encontram. E neste desafio, é preciso se fortalecer todos os dias na fé e acreditar sempre no ser humano”.

 

J.Chagas agradeceu a confiança do prefeito Rodrigo Drable e todos os funcionários do órgão e ressaltou que o Centro POP é um equipamento que visa resgatar a dignidade daqueles que necessitam do serviço assistencial do município e vivem, ainda que momentaneamente, em situação de rua.  

 

O coordenador da unidade, Sérgio Soares de Sena, analisou que além de facilitar o acesso a outros equipamentos públicos, o espaço foi projetado para oferecer dignidade e favorecer a oportunidade de ressocialização dos assistidos.

 

Com instalações mais amplas, o Centro POP foi dotado de quatro banheiros, cozinha, refeitório, lavanderia, área de convivência e de descanso. A estrutura possibilitou a ampliação no atendimento, passando de 30 para 80 pessoas por dia. No local, os assistidos recebem café da manhã e almoço, e têm a oportunidade de realizar a higienização pessoal, como banho, escovação dentária e lavagem de roupas. “Também realizamos consultas médicas, atendimentos psicológicos e encaminhamentos para o abrigo municipal, no Siderlândia”, detalhou J.Chagas.  


Ele ainda disse da importância da proximidade do Centro POP com os demais equipamentos da rede. “A mudança de endereço nos proporcionou estar mais perto da UPA, Estação Mental e dos Centros de Atenção Psicossocial. Também conseguimos evitar que as pessoas, por nós assistidas, mantivessem contatos de riscos que facilitassem o acesso ao álcool e outras drogas. Isto sem falar na economia para os cofres públicos resultantes do pagamento de aluguel, água, energia elétrica e internet”.