Advertisement

PRIMEIRO CINEMA SOLAR DO BRASIL CHEGA A RESENDE NA TERÇA, DIA 29

 PRIMEIRO CINEMA SOLAR DO BRASIL CHEGA A RESENDE NA TERÇA, DIA 29   


Sessão começa às 18h, no Parque das Águas, com entrada gratuita 


A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do projeto Cinesolar, que chega a Resende na próxima terça-feira, dia 29, com patrocínio do banco BV. O projeto exibirá curtas-metragens brasileiros e o longa “Fala Sério, Mãe!” a partir das 18h, no Parque das Águas. A entrada é gratuita. 

“Fazer parte desse projeto pioneiro é uma grande honra. Como um dos líderes do mercado de financiamento de energia solar, sabemos da importância de levar pelo país a mensagem de sustentabilidade que esse mercado traz, além de aliar com um tema relevante que é a cultura”, afirma Flávio Suchek, diretor de Novos Negócios e Empréstimos do banco BV. 

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ. O projeto promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. 

“As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com os moradores das comunidades, famílias e crianças, colocando o público em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alário, coordenadora e idealizadora do Cinesolar 

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança adotados nos municípios. O Cinesolar é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio do banco BV, apoio da Fundação Casa de Cultura Marcelo Miranda e da Prefeitura Municipal de Resende, e é realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. 

PROGRAMAÇÃO: 

Resende 

Sessão Cinema: 

Data: terça-feira (29/03) 
Horário: 18h - Sessão Curtas / 19h - “Fala Sério, Mãe!” 

Entrada: gratuita 
Local: Parque das Águas – Avenida Marcílio Dias, s/n, Jardim Jalisco - Resende 

  

SINOPSES DOS FILMES:  

‘Vento Viajante’ – Direção: Alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE - Brasil 6min, Animação/Infantil. Livre 

Sinopse: Um dia o vento decidiu viajar para o nordeste. Pelo caminho ele fez muitas descobertas, amigos e deixou saudades. 

  

Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Brasil, 10´25, Animação. Livre 

Sinopse: Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.