Advertisement

Mulheres na indústria do alumínio: o que a Novelis tem feito para acelerar a equidade de gênero no setor

Líder em laminados e reciclagem de alumínio estabeleceu metas de diversidade e inclusão e adotou medidas importantes para o crescimento pessoal e profissional das colaboradoras

Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, é uma das empresas mais atuantes pela equidade de gênero no setor. No ano passado, a companhia estabeleceu novas metas globais de diversidade e inclusão e determinou que, até 2024, pelo menos 30% das posições de liderança sejam ocupadas por mulheres. As iniciativas já mostraram avanços importantes, visto que, hoje, 60% dos cargos que reportam diretamente a Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul, são ocupados por profissionais do gênero feminino.

Desde 2015, a companhia passou a ter atenção mais focada nas medidas necessárias para transformar o ambiente corporativo em um lugar mais equilibrado e justo. Na América do Sul, a Novelis implantou o programa IguAl, em novembro de 2017, com o intuito de fomentar a inclusão e valorizar as competências e habilidades de cada profissional independentemente de gênero, raça, idade, religião e orientação sexual. No ano seguinte, a líder em laminados e reciclagem de alumínio ainda assinou os 7 Princípios do Empoderamento Feminino com a ONU Mulheres, o que reforçou seu comprometimento.  

Nesse tempo, algumas iniciativas importantes começaram a tomar seus devidos lugares. A empresa conta com alta adesão de funcionárias no Programa de Educação Continuada, no qual a Novelis subsidia estudos em especialização ou idiomas com bolsas parciais ou integrais. Além disso, a empresa foi responsável pelo Programa Capacitar, que objetivou oferecer oportunidades de desenvolvimento e capacitação profissional a moradoras de Pindamonhangaba e regiões adjacentes. A iniciativa realizou cursos gratuitos com formações em ponte rolante e empilhadeira exclusivos para mulheres, em parceria com o SENAI da cidade. O projeto deu a oportunidade de formação para 30 mulheres em uma área tradicionalmente dominada por homens.

Para as licenças maternidade e paternidade, a empresa concede seis meses de afastamento para as mães e 20 dias para os pais. No retorno ao trabalho, as mães ainda podem contar com lactários tanto no escritório central, em São Paulo, quanto na fábrica em Pindamonhangaba. Outra questão que faz a diferença na qualidade de vida em ambiente de trabalho é que as profissionais do gênero feminino que atuam diretamente nas operações contam com uniformes com design e cortes especiais, a fim de viabilizar mais conforto no dia a dia. 

“Abraçar a diversidade é um compromisso inadiável que a Novelis assumiu e seguiremos direcionando nossos esforços para nos tornarmos uma organização plenamente inclusiva. Acreditamos que conviver de forma harmoniosa com pessoas diferentes é fazer o certo, pois aprendemos não só a respeitar o espaço do outro, mas também nos beneficiar da riqueza de conhecimento que a diversidade nos traz. É um benefício para a cultura corporativa e para a vida pessoal de cada integrante da empresa”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais.

Mulheres da Novelis dentro e fora do Brasil

Um dos marcos mais importantes para a diversidade de gênero da Novelis no Brasil aconteceu em abril de 2021. Foi nessa ocasião que Roberta Soares chegou ao posto de vice-presidente de operações, a primeira mulher a alcançar o cargo e os desafios de gerir o dia a dia das fábricas da companhia, que contam com uma equipe de cerca de 1.200 profissionais. 

Esse ano, a Novelis já anunciou mulheres em dois outros cargos significativos: nomeou uma coordenadora de produção e uma engenheira que faz o elo entre comercial da Novelis e o cliente. “A ideia é que esse tipo de movimentação se torne cada vez mais comum, mas sabemos que há um trabalho a ser feito que exige comprometimento da nossa parte”, ressalta Eunice.

Fora do país, duas brasileiras também ocupam cadeiras na vice-presidência da sede global da Novelis, em Atlanta (EUA). A primeira é Ivanisa Baeta, que iniciou a trajetória na companhia no Brasil, em 2004. Desde o ano passado, a executiva atua como vice-presidente global de tributos. Ivanisa faz questão de ressaltar o quanto a Novelis é uma empresa que empodera mulheres e como se sente privilegiada por atuar ali. “A Novelis é uma empresa de mulheres fortes em pleno crescimento.” 

A segunda brasileira a chegar à vice-presidência global foi Janaina Gameiro, que atua na área de EHS (Environment, Health and Safety – em tradução livre: Meio Ambiente, Saúde e Segurança). A PhD em engenharia foi contratada em dezembro de 2021 para liderar o time global e ser uma agente de transformação. “Quero criar um legado de impacto na Novelis e na vida dos nossos colaboradores, auxiliando-os a alcançar novos patamares de desempenho de maneira humanizada e engajadora, ressaltando a cultura do cuidar que e tão especial na empresa.” Apesar de passar pela carreira de engenharia com alguns episódios de discriminação, Janaina se inspirou no pai e alguns outros líderes que serviram de inspiração e exemplo: “desde cedo aprendi que nós, mulheres, somos iguais a qualquer homem na mesma posição. Isso me rendeu a autoconfiança e resiliência essenciais para o desenvolvimento do meu trabalho.”