Advertisement

Terapia gênica CAR-T para tratamento de câncer é aprovada pela Anvisa

 

O oncologista Ramon Mello afirma que a liberação é um grande passo para a cura de alguns tipos da doença

 

Os pacientes em tratamento em alguns casos de câncer poderão contar com a terapia gênica com células CAR-T. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro registro sanitário do produto. “É uma abordagem de vanguarda para a doença. Um passo importante, que pode ajudar na cura de muitos pacientes”, afirma o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, e PhD em oncologia pela Universidade do Porto, Portugal.

 

No tratamento, que já é aplicado em outros países, as próprias células do paciente são modificadas geneticamente para combater o câncer. Primeiro, as células T são extraídas pelo sangue e alteradas em laboratório para reconhecer as células cancerígenas. Em seguida, são devolvidas à corrente sanguínea para o “combate”.

 

“Esse é um tratamento personalizado para cada paciente. Os resultados são animadores”, enfatiza Ramon de Mello. A terapia CAR-T Cell já vem sendo aplicada em estudos experimentais há mais de uma década. As pesquisas mostram que essas células permanecem detectáveis por mais de dez anos após a infusão.

 

O tratamento aprovado pela Anvisa é indicado para pacientes pediátricos e adultos jovens com até 25 anos de idade com diagnóstico de Leucemia Linfobástica (LLA) de células B, bem como para pacientes adultos com Linfoma Difuso de Grandes Células B.

 

Sobre Ramon Andrade de Mello

Pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra), Ramon Andrade de Mello tem doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).

 

O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é Coordenador Nacional de Oncologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cancerologia, membro da Royal Society of Medicine, London, UK, do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology -- ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology -- ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology -- ASCO).

Dr. Ramon de Mello é oncologista do Hospital 9 de Julho e da High