Advertisement

Em Petrópolis, Firjan mobiliza recursos para atender às necessidades imediatas da população local e das empresas

 

Presidente da federação Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira se encontrou com autoridades para articular ações para reconstruir a cidade e ajudar as pessoas e empresas. Espaço no SESI SENAI Bingen foi cedido para hospital de campanha da Marinha, que ajuda no socorro às vítimas

 

Petrópolis, 17 de fevereiro de 2022

 

O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o presidente da Firjan Serrana, Julio Talon, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (17/2), em Petrópolis, com o governador Cláudio Castro; com o prefeito do município, Rubens Bomtempo; e com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de outras autoridades, para tratar das ações de recuperação da cidade, atingida por uma forte chuva na última terça-feira (15/2). Desde as primeiras horas de quarta-feira (16/2), a federação iniciou a campanha ‘Firjan SESI Solidariedade - SOS Petrópolis’ para atender à população e às empresas vítimas da catástrofe. Interessados em colaborar podem acessar a página https://www.firjan.com.br/sospetropolis para mais informações.

 

“Somos solidários com as famílias das vítimas diante dessa tragédia, que traz traumas profundos a todos, em especial nas crianças que perderam seus pais. Vamos colaborar provendo materiais e suprimentos para as pessoas, assim como temos que criar as condições de manutenção dos empregos dos trabalhadores afetados por essa calamidade. São necessárias ações urgentes para que as pequenas empresas possam continuar funcionando e assim evitar que ocorra desemprego entre a população”, afirmou Eduardo Eugenio.

 

Durante o encontro, Eduardo Eugenio e Talon percorreram algumas ruas da cidade para observar de perto os estragos causados pela chuva. O presidente da Firjan anunciou a criação do Centro de Atendimento ao Pequeno Empresário, a ser instalado no município, para orientar os empresários em questões relacionadas ao acesso a linhas de crédito emergenciais, ao restabelecimento de infraestrutura de água, luz, de vias de acesso e contenção de encostas, e também sobre temas trabalhistas e tributários, como, por exemplo, como pedir postergação de pagamento de taxas, como ISS e ICMS. “Conversei com o presidente da Caixa Econômica e com o do BNDES pedindo a reativação de linhas emergenciais de crédito, principalmente para as micro e pequenas empresas”, contou Gouvêa Vieira.

 

A Firjan Serrana também está atuando nas demandas urgentes da cidade. “Estamos focados no apoio à população de Petrópolis, coordenando entre as empresas uma campanha de doações para que possamos atender às necessidades imediatas das pessoas. Ao mesmo tempo, estamos buscando junto às autoridades mecanismos que possam permitir a reconstrução da cidade, com a retomada das empresas, principalmente as micro e as pequenas”, observou Julio Talon.

 

Dois caminhões da federação entregaram no Colégio Estadual Rui Barbosa itens de higiene como papel higiênico e sabonete. No âmbito da campanha Firjan SESI Solidariedade - SOS Petrópolis, já estão previstos pelo menos R$ 1,1 milhão em recursos financeiros, além da confirmação da participação de 15 empresas, de portes e segmentos variados, para doação de diversos itens, como 50 colchonetes.

 

 

SUPORTE AOS EMPRESÁRIOS

A Firjan também está articulando meios de socorrer as empresas locais. Eduardo Eugenio e Talon se encontraram com o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Petrópolis (Sigrap), Valter Zanacoli; e o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Petrópolis, Addison Menezes, que destacou o socorro recebido: “O cenário é muito triste com muitas perdas irreparáveis. A cidade está recebendo ajuda, é preciso organizar para que todos tenham acesso às doações. Em relação às nossas empresas, é necessário um olhar atento às micro e pequenas, que já estavam passando por uma grande instabilidade devido à pandemia, e certamente não têm condições de enfrentar uma tragédia dessas sem apoio.”

 

 

MARINHA MONTA HOSPITAL DE CAMPANHA NO SESI SENAI BINGEN

O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil montou uma base operacional na Firjan SESI SENAI no Bingen. Com 500 militares, o objetivo é atuar nas ações de atendimento à população petropolitana. No local foi montado um hospital de campanha para atendimento ambulatorial e odontológico para adultos e crianças.

 

"Além do hospital, trouxemos duas ambulâncias UTI e um helicóptero para ficar à disposição da Defesa Civil", contou o comandante do grupamento, capitão de mar e guerra Glauco, que esclareceu que os militares vão atuar na abertura de tráfego e remoção de obstáculos, distribuição de donativos, transporte de vítimas e controle de trânsito. O grupo não tem data para deixar a cidade.

 

 

COMO COLABORAR

As doações podem ser feitas por meio do site https://www.firjan.com.br/sospetropolis. Para pessoas e empresas que desejarem contribuir com dinheiro e não necessitarem de termos jurídicos específicos foi aberta a conta abaixo em nome da rede Firjan SESI Solidariedade. O recurso será usado para compra de itens que estão sendo demandados diretamente por autoridades locais, garantindo atendimento às necessidades específicas emergenciais. As contas são Banco do Brasil, Agência: 3309-X, Conta: 6641-9 - CNPJ: 03.851.171/0001-12 – SESI; ou pela Chave PIX: sospetropolis@firjan.com.br .

 

Empresas também podem acionar a Firjan diretamente para doação de suprimentos diversos por meio dos seguintes canais: (21) 99925-0363 (whatsapp) ou prontoatendimento@firjan.com.br.