Advertisement

Dia Internacional do Câncer na Infância: A.C.Camargo Cancer Center garante acesso à educação para pacientes oncológicos

Conheça a Escola Schwester Heine, que completa 35 anos em 2022


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, a estimativa é de que sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenil. E, em geral, esse tratamento requer um tempo prolongado de internação, o que acaba tirando a criança do seu convívio social.

 

Lei nº 9.394/96, modificada pela Lei 13.716, garante que pacientes pediátricos que estejam internados por tempo prolongado para tratamento de saúde — seja no hospital ou em casa — receberão atendimento educacional.

 

Há 35 anos, o A.C.Camargo Cancer Center conta com a Escola Schwester Heine, que garante o acesso ao ensino e ainda traz esperança para as crianças e os pais. “O atendimento pedagógico traz benefícios também para o tratamento das crianças hospitalizadas. Sem contar que traz um alento para os pais, que encaram como uma continuidade para a vida dos pequenos”, explica Juliane Lima, Supervisora de Ensino da Superintendência de Ensino e Pesquisa do A.C.Camargo.

 

O câncer infantil apresenta um prognóstico de 80 a 85% de chance de cura, o que faz com que esse trabalho seja fundamental para a educação desses pacientes. Hoje a Schwester Heine conta com oito classes hospitalares, com oito professores (dois vinculados a Prefeitura de S. Paulo e seis vinculados ao Estado).

 

Como funciona a escola do A.C.Camargo

Inaugurada em 1987, a Schwester Heine é a primeira escola em instituição hospitalar privada no país. Ela se tornou referência nacional em classes hospitalares.

 

Na escola dentro do A.C.Camargo, professores da rede pública municipal e estadual dão as aulas para pacientes de todas as esferas da educação básica -- infantil, fundamental e ensino médio --, com um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico.

 

O objetivo é valorizar a formação das crianças e dos adolescentes e também ajudá-los no retorno e na reintegração ao convívio escolar.

 

Funciona assim: quando o paciente criança ou o adolescente é internado, a professora ou supervisora do A.C.Camargo entra em contato com a escola desse paciente, comunica ao diretor ou coordenador que ele está em atendimento médico e que será atendido na escola Schwester Heine.

 

A cada bimestre, enviamos relatórios sobre o que foi feito na proposta pedagógica da nossa escola e solicitamos para a escola de origem do paciente o material que a criança estaria cursando -- provas, trabalhos, apostila. Assim, há duas esferas metodológicas: o planejamento da nossa escola e da escola de origem.

 

A intenção é que esse paciente retorne à escola e sem prejuízos cognitivos nem se sinta atrasado, então, a escola do A.C.Camargo vai emitindo esses relatórios para a escola de origem a cada dois meses.

 

 

Câncer infantil: alunos com deficiência visual

Pensando nisso, nos últimos meses, os professores da Escola Schwester Heine realizaram um curso e se dedicaram a aprender braille para ensinar as crianças com deficiência visual que são atendidas na Pediatria do A.C.Camargo.

 

 

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Inaugurado em 1953, o A.C.Camargo Cancer Center tem uma trajetória grandiosa no combate ao câncer, por ser um centro integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, referência internacional e modelo sustentável de atuação social.

Os pacientes recebem assistência integrada e humanizada, desde o diagnóstico até a reabilitação. Na área da pesquisa, atua para ampliar o conhecimento e gerar descobertas que representem avanços no tratamento, diagnóstico e prevenção da doença. Na área de Ensino é a principal instituição formadora em oncologia do país.

Ao todo, são mais de 5 mil profissionais engajados com o propósito de combater o câncer paciente a pacient