Advertisement

Academia Orquestra Ouro Preto apresenta neste sábado(19/02), "O Pequeno Príncipe", com a presença de Tim Rescala

Espetáculo ganhou nova roupagem e será exibido no dia 19/02, às 19h, no canal da orquestra no YouTube, e marca o encerramento das inscrições para bolsistas na Academia, que oferece três novas vagas para 2022

A história de um pequeno príncipe que morava em um planeta um pouco maior do que uma casa e que precisava de um amigo é um clássico da literatura infanto-juvenil. A fábula do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry ganhou adaptação do maestro Rodrigo Toffolo, que será apresentada no dia 19 de fevereiro, às 19h, no YouTube da Orquestra Ouro Preto.

A exibição reúne uma série de novidades e marca o encerramento das inscrições para os candidatos à bolsa na Academia Orquestra Ouro Preto, projeto que proporciona a jovens instrumentistas a experiência de vivenciar o dia a dia de uma orquestra. O edital para concorrer às três vagas abertas para 2022 já está aberto e as inscrições se encerram no dia 20 de fevereiro.

O concerto cênico-musical “O Pequeno Príncipe" tem música original de um dos mais premiados compositores brasileiros, Tim Rescala, que também é narrador da história e, pela primeira vez, estará presente em cena. Soma-se a esse universo a magia do teatro de bonecos do bonequeiro e artista contemporâneo Eduardo Felix.

Rodrigo Toffolo, que além de diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto assina a adaptação do texto para o espetáculo, conta que a soma dos instrumentos orquestrais à narração e ao cenário composto por bonecos trouxe um resultado capaz de agradar a adultos e crianças. "Não é um espetáculo só infantil já que quis fazer uma adaptação fiel da clássica obra de Exupéry e, portanto, frases importantes do autor que nos fazem refletir estão intactas no texto que tem música original nas cenas que o compõe. O que fiz foi uma desconstrução do texto original, começando a história do meio, do encontro entre o Príncipe e o Rei", contextualiza o maestro.

Sobre o Programa de Bolsistas Academia Orquestra Ouro Preto 

A Academia Orquestra Ouro Preto recebe inscrições de jovens músicos, com idades entre 18 e 28 anos, interessados em desenvolverem seus talentos por meio da prática orquestral. As inscrições estão abertas até o dia 20 de fevereiro e oferecerem uma vaga para violino, uma para percussão e, a grande novidade, uma vaga para maestro assistente.

Pautada na vivência artística, a Academia Orquestra Ouro Preto é um programa que visa dar oportunidade a jovens talentos para que experimentem a prática orquestral dentro de uma instituição reconhecida. Além do desenvolvimento técnico musical, os bolsistas ainda têm oportunidades práticas em concertos com a presença do público, além da possibilidade de participarem dos projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto ao longo do ano. Desta forma, participar da Academia é uma experiência única, gerando vivências enriquecedoras com músicos e professores de reconhecida excelência.

Além de ensaios semanais em Belo Horizonte, os bolsistas também participam dos projetos oficiais da orquestra, apresentando-se nos palcos juntamente com os músicos profissionais. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da Orquestra, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, que são convidados eventualmente para projetos. Atualmente, 6 ex-alunos são protagonistas da formação principal e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical.

 

Serviços

Orquestra Ouro Preto apresenta "O Pequeno Príncipe"

Onde: YouTube da Orquestra Ouro Preto(https://www.youtube.com/watch?v=n34_h0I2e7c

Data: Sábado, 19 de fevereiro

Horário: 19h

Ingressos: gratuito

Informações: www.orquestraouropreto.com.br