Advertisement

Contadores e advogados de BM são orientados sobre Incentivos Fiscais em palestra na ACIAP


Exposições foram feitas por diretores da Codin, que apresentaram também projeto do Condomínio Industrial do município

 

Foi realizada nesta terça-feira (21/02), na sede da ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), um ciclo de palestras com o tema “Como Obter Incentivos Fiscais no Estado do Rio de Janeiro”, apresentadas por diretores da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro). O evento reuniu empresários e prestadores de serviços, como contadores e advogados, que, após assistirem a as apresentações, puderam tirar dúvidas sobre o assunto. Na ocasião, a diretora de Desenvolvimento Industrial da Codin, Fernanda Coelho, apresentou o projeto para a implantação do Condomínio Industrial de Barra Mansa, desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura e a Companhia, que já foi encaminhado para avaliação do Governo do Estado.

Durante o evento, os diretores Rafael Lyrio (de Incentivos Fiscais), Fernanda Coelho (de Desenvolvimento Industrial, e Rafael Menezes (de Novos Negócios) explicaram aos participantes sobre o que é a Codin, como ela atua e quais as formas de buscar ajuda junto à companhia. Após as palestras, os participantes puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas.

Estiveram presentes o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Paciello e o deputado estadual Marcelo Borges, que compuseram a mesa junto ao diretor da ACIAP-BM, Manoel Duarte, e ao presidente da entidade, Matheus Gattás.

Gattás saudou os participantes, agradecendo a presença de todos e destacando a importância de resgatar o destaque que Barra Mansa já teve, há algumas décadas, no setor industrial.

- Ouso dizer que temos uma das melhores logísticas do país, com uma localização privilegiada, entroncamentos para o Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, estamos a 70 km do porto de Angra, mas se torna uma logística cara pela falta de incentivos fiscais. A inclusão de Barra Mansa e outras cidades da região na Lei Rosinha nos coloca numa nova era, com tributo competitivo. A indústria traz empregos, bons salários e fomenta o comércio. E a ACIAP está de portas abertas para os empresários que quiserem se instalar na cidade, bem como para os prestadores de serviços, a fim de esclarecer dúvidas de seus futuros clientes – falou o presidente da entidade.

O prefeito Rodrigo Drable falou sobre a atuação da Codin junto à Prefeitura para o desenvolvimento do projeto do Condomínio Industrial e ressaltou a importância da iniciativa para o município. “Agradecemos a disponibilidade da Codin em vir esclarecer as dúvidas e a parceria no projeto do Condomínio Industrial. Não posso deixar de ressaltar ainda o apoio do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, nessa questão. Nos colocamos também à disposição integral para servir cada prestador de serviço no sentido de melhorar sua atuação no município” destacou ele.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Bruno Paciello, também agradeceu a presença dos palestrantes, enfatizando a articulação do deputado estadual Marcelo Borges para trazer melhorias para a cidade.

- A atuação do deputado fez a diferença na ponte com a Codin e em tantos outros pleitos do município. A inclusão do município na Lei 6979 prospecta novos tempos para o desenvolvimento da economia, pois Barra Mansa viveu um atraso em sua evolução. Mas, quando vemos a Arcelor Mittal anunciar um investimento de 1,3 bi na unidade de nossa cidade, quando vemos empresas de grande porte fazendo grandes investimentos, enxergamos que é hora de investir – afirmou ele.

Para a empresária Marluce Morcef, o evento teve um saldo bastante positivo. “Achei excelente, trabalhei muitos anos na área administrativa e vim hoje para me atualizar e aplicar o que ouvi aqui na empresa. Barra Mansa precisa muito, temos que investir em nossa cidade e aprender para isso”, afirmou.

O advogado Ricardo Machado Abreu , que é gestor de uma empresa contábil e diretor Tributário da ACIAP-BM, também elogiou a iniciativa. “Foi sensacional, tanto para os prestadores de serviços quanto para os empresários. As palestras foram bastante esclarecedoras e ajudarão a abrir novos horizontes para a cidade”, completou.