Advertisement

Confira agenda de cursos e eventos sobre tecnologia e redes oferecidos de forma gratuita pelo Ceptro.br

 

No calendário há atividades de fevereiro a novembro, como treinamento em IPv6 avançado e a Semana de Capacitação
 

Profissionais que atuam como provedores de Internet ou na administração de redes terão em 2022 diversas opções de cursos e eventos gratuitos, de alta qualidade, oferecidos pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Para isso confira o calendário de atividades capitaneadas por profissionais considerados referência no mercado:

 

Curso BCOP
Originalmente oferecido na modalidade presencial, o curso de Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos (BCOP) passou a ter uma versão à distância devido às restrições impostas pela pandemia COVID-19. Em 2022, haverá os dois formatos: presencial e on-line. Atenção: as vagas são limitadas!

O curso é voltado ao pessoal técnico e gestores de TI de empresas detentoras de registro de Sistema Autônomo, ou de empresas que oferecem conteúdos e serviços na Internet e anseiam em adquirir recursos de numeração próprios devido à crescente complexidade de sua rede. Incluem-se portais de conteúdo, comércio eletrônico, empresas de mídia, universidades, órgãos do governo etc.
 

Modalidade à distância

Turma 20 BCOP EaD - 20 a 24 de junho de 2022;
Turma 21 BCOP EaD - 1 a 5 de agosto de 2022;
Turma 22 BCOP EaD - 29 de agosto a 2 de setembro de 2022;
Turma 23 BCOP EaD - 7 a 11 de novembro de 2022.

Confira informações atualizadas sobre o curso e inscrições acessando https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-bcop-ead/ 

 

Modalidade presencial

Turma 38 BCOP - 25 a 29 de abril de 2022 - Brasília/DF;
Turma 39 BCOP - 16 a 20 de maio de 2022 - Manaus/AM;
Turma 40 BCOP - 27 de junho a 1 de julho de 2022 - Recife/PE;
Turma 41 BCOP - 25 a 29 de julho de 2022 - Belo Horizonte/MG;
Turma 42 BCOP - 22 a 26 de agosto de 2022 - Curitiba/PR.

Confira informações atualizadas sobre o curso e inscrições acessando https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-bcop/

 

IX Fórum Regional
Promovido pelo NIC.br desde 2017, o IX Fórum Regional é um evento que reúne representantes de provedores, órgãos públicos, entidades acadêmicas e associações, entre outros importantes atores envolvidos na Internet. A iniciativa busca estimular o diálogo sobre a infraestrutura da rede das diferentes localidades no Brasil.

Edição Centro-Oeste - Brasília/DF, 29 de abril de 2022;
Edição Norte - Manaus/AM, 20 de maio de 2022;
Edição Nordeste - Recife/PE, 1 de julho de 2022;
Edição Sudeste - Belo Horizonte/MG, 29 de julho de 2022;
Edição Sul - Curitiba/PR, 26 de agosto de 2022.

Confira informações atualizadas em: https://regional.forum.ix.br/
 

Semana de Capacitação
Realizada on-line, a Semana de Capacitação promove diversos minicursos de alto nível técnico sobre Internet e redes. Ministrados durante 5 dias, são oferecidos gratuitamente e transmitidos pelo canal do NIC.br no YouTube.

Edição on-line 4: 28 de março a 1 de abril de 2022, a partir das 9 horas (horário de Brasília);

Edição on-line 5: 12 a 16 de setembro de 2022, a partir das 9 horas (horário de Brasília).

Confira informações atualizadas emhttps://semanacap.bcp.nic.br/

 

Curso de IPv6 Avançado presencial
Com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos que finalizaram o curso básico de IPv6 à distância, a equipe do Ceptro.br|NIC.br decidiu criar o curso presencial de IPv6 avançado. Esse novo curso possui a duração de 20 horas e o treinamento é oferecido nas dependências do NIC.br, em São Paulo.

Confira informações atualizadas emhttps://cursoseventos.nic.br/curso/curso-avancado-ipv6/
 

Lives Intra Rede

Intra Rede é o programa de lives do Ceptro.br|NIC.br focado em debater assuntos relacionados à infraestrutura da Internet no contexto atual.

Programação:

  • Live "Gestão de redes de alto desempenho" - 13 de abril, a partir das 10 horas (horário de Brasília);
  • Live "Tecnologias emergentes aplicadas as redes" - 25 de maio, a partir das 10 horas (horário de Brasília);
  • Live "IPv6 e os principais erros cometidos numa implantação de rede" - 15 de junho, a partir das 10 horas (horário de Brasília);
  • Live "Como se prevenir e como atuar durante um incidente de segurança" - 13 de julho, a partir das 10 horas (horário de Brasília);
  • Live "Ferramentas para operação de redes" - 10 de agosto, a partir das 10 horas (horário de Brasília);
  • Live "Evolução das redes, novas pesquisas e protocolos" - 16 de novembro, a partir das 10 horas (horário de Brasília).

Confira informações atualizadas em: https://intrarede.nic.br/
 

Semana de Infraestrutura
Promovida pelo NIC.br, a Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil é voltada aos provedores de conteúdo e de acesso à rede, engenheiros e técnicos, analistas de segurança, empresários do setor, gestores de TI, participantes do IX.br, representantes de Sistemas Autônomos, fabricantes de equipamentos, e a todos os interessados em debater a operação e o funcionamento da Internet no país.

Fazem parte da programação, o IX Fórum e os encontros do GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes) e do GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes).

Confira informações atualizadas em: https://nic.br/semanainfrabr/

Anote na agenda

 

Março

• [on-line] 28/3 a 1/4 - Semana de Capacitação 4

 

Abril

• [presencial] 4/4 a 8/4 -- Curso IPv6 Avançado -- Turma 1- São Paulo

• [on-line] 13/4 - Live Intra Rede

• [presencial] 25 a 29/4 - Curso BCOP + IX Fórum Regional - Brasília/DF

 

Maio

• [presencial] 16/5 a 20/5 - Curso BCOP + IX Fórum Regional - Manaus/AM

• [on-line] 25/5 - Live Intra Rede

 

 

Junho

• [on-line] 15/6 - Live Intra Rede

• [on-line] 20/6 a 24/6 - Curso BCOP a distância

• [presencial] 27/6 a 1/7 - Curso BCOP + IX Fórum Regional - Recife/PE
 

Julho

• [on-line] 13/7 - Live Intra Rede

• [presencial] 18 a 22/7 -- Curso IPV6 Avançado -- Turma 2 - São Paulo

• [presencial] 25 a 29/7 - BCOP + IX Fórum Regional - Belo Horizonte/MG

 

Agosto

• [on-line] 1/8 a 5/8 - Curso BCOP a distância

• [on-line] 10/8 - Live Intra Rede

• [presencial] 22 a 26/8 - Curso BCOP + IX Fórum Regional - Curitiba/PR

 

Setembro

• [on-line] 29/8 a 2/9 - Curso BCOP a distância

• [on-line] 12 a 16/9 - Semana de Capacitação 5

• [presencial] 19 a 23/9 -- Curso IPV6 Avançado -- Turma 3 - São Paulo

 

Outubro

• [presencial] 24 a 28/10 - 12ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil

 

Novembro

• [on-line] 7 a 11/11 - Curso BCOP a distância

• [on-line] 16/11 - Live Intra Rede

 

Sobre o Ceptro.br

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações do NIC.br -- Ceptro.br (https://ceptro.br/) tem por objetivo desenvolver projetos que visem a melhoria da qualidade da Internet e disseminar o seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. Para tanto faz medições, análise e projetos para melhorar a qualidade da Internet no Brasil, estimulando seu uso responsável e incentivando a adoção de boas práticas operacionais e de tecnologias relevantes. As ações em curso envolvem: o Portal Medições (https://medicoes.nic.br/), que reúne soluções para verificação da qualidade da Internet para consumidores, provedores e órgãos públicos, realizadas por meio do Sistema de Medição de Tráfego (SIMET); a disponibilização de servidores de tempo (NTP.br) que permitem a sincronização gratuita e segura com a Hora Legal Brasileira; o compartilhamento de caches de CDNs com o OpenCDN (https://opencdn.nic.br), possibilitando uma distribuição mais estruturada do conteúdo na Internet; cursos, eventos e outras atividades (https://ceptro.br/cursos-eventos), contribuindo para a capacitação da comunidade técnica da Internet e para a adoção de tecnologias importantes como IPv6 e RPKI; criação e disseminação de conteúdo com o Cidadão na Rede (https://cidadaonarede.nic.br), oferecendo orientações práticas para o melhor uso da Internet, no formato de vídeos curtos; entre outras atividades.

 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -- NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil -- CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet