Advertisement

Governo Federal se mobiliza para prestar auxílio a Petrópolis (RJ) após fortes chuvas


Equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional está na cidade para auxiliar prefeitura nos pedidos de estado de calamidade pública e de repasse de recursos


Brasília (DF) 16/02/2022 --  O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), está se mobilizando para garantir auxílio à cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que registrou fortes chuvas nessa terça-feira (15). Em apenas 4 horas, foram registrados 200 mm, volume maior do que o previsto para todo o mês de fevereiro. Uma equipe da Defesa Civil Nacional já está na cidade para verificar in loco os estragos e prestar assistência à prefeitura no atendimento à população afetada e nas solicitações de reconhecimento de estado de calamidade pública e de repasse de recursos federais.

“Este é um momento de nos solidarizarmos e cuidarmos das pessoas que estão fora das suas residências. Nós já entramos em contato com o governo do estado e com a prefeitura da cidade, deslocamos o nosso secretário nacional de Proteção e Defesa Civil para a Petrópolis e, na sexta-feira, estaremos pessoalmente no local, ao lado do presidente da República, para que todo o apoio seja dado”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, está em Petrópolis desde a manhã desta quarta-feira (16). Ele fez um sobrevoo nas áreas mais afetadas e participou de reuniões com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e com o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo. “O cenário na cidade é muito complicado. Estamos colocando à disposição todo nosso efetivo, nossos recursos logísticos e materiais. O próximo passo é reconhecer o estado de calamidade pública da região para podermos começar a liberar recursos no máximo até esta quinta-feira”, comentou.

Na tarde desta quarta-feira (16), a equipe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) se reuniu com representantes dos órgãos federais que integram o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) para articular ações humanitárias, de segurança e saúde. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é que ocorra mais chuvas na região nos próximos dias.

Na sexta-feira (18), está previsto que o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro Rogério Marinho façam um sobrevoo pela cidade e se reúnam com autoridades locais.

Até as 18h desta quarta-feira (16), foram registradas 325 ocorrências, das quais 269 de deslizamentos, além de 78 óbitos e 21 resgates de pessoas com vida. O número de desabrigados chega a 372.

Saiba mais

Confira os municípios de Minas Gerais em situação de emergência devido às fortes chuvas

Confira os municípios da Bahia em situação de emergência devido às fortes chuvas

Confira os municípios de outros estados em situação de emergência devido às fortes chuvas